Carros roubados foram recuperados e droga apreendida

De 17 de fevereiro até esta quarta-feira (1), o DOF (Departamento de Operações de Fronteira) apreendeu pelo menos meio milhão de reais em contrabando na região de fronteira de Mato Grosso do Sul com os países vizinhos Bolívia e Paraguai. Essas apreensões foram parte das ocorrências atendidas ao longo da Operação Carnaval 2017.

Conforme a assessoria de comunicação social do Departamento, nesse período foram registradas 17 ocorrências. A maior parte delas, relacionada a descaminho de produtos como confecções, materiais de pesca e óculos, delito previsto no Artigo 334 do Código Penal e que prevê pena de reclusão de um a quatro anos para quem for flagrado a “iludir, no todo ou em parte, o pagamento de direito ou imposto devido pela entrada, pela saída ou pelo consumo de mercadoria”.

Além disso, houve ainda o flagrante de 1,5 mil pacotes de cigarro contrabandeados, carga avaliada em R$ 500 mil. O contrabando também é um delito tipificado pelo Código Penal, no Artigo 334-A, que prevê pena de reclusão de dois a cinco anos a quem for flagrado a “importar ou exportar mercadoria proibida”.

Conforme o DOF, “foram apreendidos ainda 12 veículos – sendo que 4 deles eram produto de roubo/ furto em outros estados; 5,2 quilos de cocaína apreendida na região de Corumbá/MS; 300 quilos de maconha, tendo ainda a prisão de 14 pessoas”.

“O trabalho do DOF através de bloqueios policiais e o patrulhamento itinerante durante o carnaval, garantiu a paz e a tranquilidade, elevando juntamente com os outros órgãos de segurança a sensação de segurança às pessoas que transitaram, trabalharam e festejaram o feriado na fronteira de Mato Grosso do Sul, reprimindo a entrada de drogas, contrabando e ainda o trânsito de veículos roubados e foragidos da justiça”, ponderou o coronel Ary Carlos Barbosa, comandante do Departamento.

Na Operação Carnaval 2017, o DOF foi destacado para a cobertura aos órgãos de Segurança Pública de 51 municípios do estado de Mato Grosso do Sul e que estão localizados na linha e faixa de fronteira com o Paraguai e com a Bolívia, segundo sua assessoria de comunicação. “A operação que iniciou na sexta-feira (17) e contou com apoio logístico irrestrito da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública, possibilitando a dobra do número de equipes do DOF que patrulham a fronteira do MS apresentando resultados bastante positivos no que diz respeito a prevenção e a repressão dos crimes típicos da fronteira”.