Não teve o nome divulgado

Na manhã desta terça-feira (21), durante o cumprimento dos mandados de busca e apreensão em ao menos dois endereços em Campo Grande, a Polícia Federal prendeu um homem em flagrante. A ação faz parte da operação Licitante Fantasma, que investiga empresários da Capital por fraude nos pregões eletrônicos.

Conforme detalhes repassados pela Polícia Federal, em um dos endereços um homem foi preso em flagrante por porte ilegal de arma de fogo. Com ele foram apreendidos um revólver calibre 32, um revólver calibre 38 e uma carabina, além de munições. Ele não teve o nome divulgado e será encaminhado para a Superintendência Regional da PF em Campo Grande.

O Jornal Midiamax apurou que policiais federais, em conjunto com agentes da CGU (Controladoria Geral da União) cumpriram mandados na Rua Eduardo Santos Pereira, na CM Logística Engenharia Comércio e Serviços Ltda. e também na Rua Cayová, Jardim Bela Vista. A ação teve início por volta das 7 horas desta terça-feira.

Confira o vídeo da apreensão das armas:

 

 

Licitante Fantasma

Há três anos a PF investiga empresários de Campo Grande por atuarem como organização criminosa para fraudarem valores de produtos nos pregões eletrônicos e ainda usarem empresas ‘fantasmas’ como falsos concorrentes.

Durante as investigações, foram detectadas práticas criminosas feitas por um grupo de empresários que fraudava as compras realizadas no sistema de pregão eletrônico federal, o ComprasNet. Era feita uma modificação dos preços e também foi constatada fraude nos lances feitos nas licitações.

Em um dos casos investigados, a PF detectou uma fraude de 600% sobre o valor unitário dos produtos adquiridos, por conta da intervenção da organização criminosa. No caso de licitações, os valores oferecidos pelos vencedores eram previamente ajustados, violando os princípios regulamentadores das licitações públicas, impedindo a livre concorrência e ainda causando prejuízos ao erário.