Médico detido diz que confusão em posto começou com ‘pressa’ dos bombeiros
Secretaria diz que emitirá nota técnica aos bombeiros
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Secretaria diz que emitirá nota técnica aos bombeiros
Falta de compreensão sobre protocolo de atendimento, conforme o médico Camaroni Camaca, teria motivado sargento do Corpo de Bombeiros a prendê-lo enquanto tentava entubar paciente na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Leblon, em Campo Grande. A versão dele é atestada pela Sesau (Secretaria Municipal de Saúde Pública) que pretende reunir-se com os bombeiros para esclarecer as regras.
Sexta-feira. O médico de 32 anos havia passado a noite na UPA do Coronel Antonino, antes de assumir plantão no Jardim Leblon. Dentre os casos sob sua responsabilidade, uma senhora com pneumonia que há três dias aguardava transferência da unidade para um hospital.
Insuficiência respiratória, como relatou o médico ao Midiamax, exigiu que a paciente fosse sedada para ser entubada. A equipe de enfermagem finalizava os preparativos quando viatura do Corpo de Bombeiros chegou com rapaz especial agitado e sem contensão apropriada.
Transferência de maca deu início a confusão. Isso porque o novo paciente foi deixado sem responsável – uma vez que a mãe dele preenchia ficha na recepção – e Camaroni questionou “atitude irresponsável” dos bombeiros que poderia acarretar em eventual acidente por queda.
Houve discussão em torno da prioridade no atendimento, do médico declarar não ser subordinado ao militar e de que este teria que esperar. A confusão cessou, parcialmente, quando a filha da mulher internada teve que intervir para salvar a mãe.
Assim que entubou e estabilizou a paciente, Camaroni foi surpreendido pela chegada do oficial de dia do Corpo de Bombeiros anunciando sua prisão em flagrante por desacato. Detido ele prestou esclarecimentos na 6ª Delegacia de Polícia Civil, no Bairro Tijuca, e foi liberado.
“Tive outra situação com gestante convulsionando que encaminharam para UPA e não hospital”, comentou o médico. “Sigo procedimento da unidade e não entendi por qual motivo fizeram isso. Lição de moral? Fiquei constrangido por não respeitarem momento crítico”.
Ocorrência foi registrada contra Camaroni por desacato, enquanto ele pretende representar contra os bombeiros por abuso de autoridade, desacato a servidor público, vias de fato por ter sido empurrado, além de obstrução de atendimento a paciente grave.
Caso isolado
Depois do incidente, nota técnica deve ser encaminhada pela Sesau as equipes de unidades de urgência para reforçar pontos sobre acolhimento de pacientes.
Integrantes da Central de Regulação e Coordenadoria de Urgência ainda devem se reunir com o comando do Corpo de Bombeiros “para que seja reforçado e explicitado a prerrogativa de cada ente dentro do atendimento médico”.
Notícias mais lidas agora
- Com várias lesões, bebê de 7 meses chega morta a hospital e mãe acaba presa em MS
- Segunda maior cidade produtora de soja de MS estuda decretar situação de emergência devido à estiagem
- Sem ônibus, trabalhadores caminham por 3 horas para chegar em casa de madrugada
- Homem é morto a tiros após discussão com o vizinho em Coxim
Últimas Notícias
Hospital Universitário suspende atendimentos após rompimento de cabo em transformador
Atendimentos são parciais, com destaque para as áreas críticas que estão sendo atendidas com a imediata ativação dos geradores
Com salários de R$ 5,8 mil, processo seletivo da educação encerra inscrições neste fim de semana
O processo seletivo oferta 42 vagas e formação de cadastro reserva
Justiça dá prazo de 30 dias para Governo de MS zerar fila de espera da psiquiatria
MPMS instaurou inquérito e demostrou que o Estado descumpre prazo para acesso à primeira consulta psiquiátrica pelo SUS
Vale Tudo: Debora Bloch faz primeira aparição como Odete Roitman; veja
Ficou bom? TV Globo divulgo a primeira imagem de Debora Bloch caracterizada como a icônica Odete Roitman para o remake de Vale Tudo
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.