Pular para o conteúdo
Polícia

Justiça paraguaia rejeita tentativa de anulação de extradição de Pavão

Defesa apela a todos recursos possíveis para tentar impedir retorno
Arquivo -

Defesa apela a todos recursos possíveis para tentar impedir retorno

Após sete anos, a Câmara Constitucional da Corte Suprema do Paraguai rejeitou, sem análise, uma ação de inconstitucionalidade movida pela defesa do narcotraficante Jarvis Chimenes Pavão, contra decisões que ordenaram sua extradição para o em 2010.  A defesa tentar impedir o retorno do cliente ao Brasil e uma das estratégias foi o de contestar o tratado de extradição, assinado em 1922, entre os dois países.

Conforme o ABC Color, as ministras paraguaias Miryam Peña, Gladys Bareiro e o camareiro Gustavo Santander rejeitaram a declaração de inconstitucionalidade dos tratados de extradição entre o Paraguai e o Brasil, além dos julgamentos da 1ª e 2ª instância da justiça paraguaia, que resultaram no pedido do país vizinho.

As resoluções preveem a extradição de Jarvis ao Brasil para cumprir sentença de 17 anos e 8 meses por tráfico de drogas, associação criminal e lavagem de dinheiro em Camboriú. Preso no Paraguai desde 2009, Pavão conclui a sentença de oito anos, por lavagem de dinheiro, no mês de dezembro.

Alerta

A Polícia Federal do Brasil descobriu plano do PCC (Primeiro Comando da Capital) para resgatar o narcotráficante Jarvis Chimenes Pavão, no dia de sua extradição, e alertou o Paraguai, publicou o ABC Color. O alerta foi gerado um dia depois que o tribunal confirmou a extradição do mafioso.

As agências de segurança da PF teriam recebido algumas comunicações telefônicas entre os membros da organização criminosa PCC, sobre um plano de ataque ao Grupo Especializado que escoltaria Pavão até o Brasil.

O relatório de inteligência foi enviado à Polícia Nacional um dia depois que a Suprema Corte de Justiça confirmou a extradição do criminoso ao Brasil para cumprir sentença de 17 anos e 8 meses por tráfico de drogas, associação criminal e lavagem de dinheiro em Camboriú .

No Paraguai, Pavão foi condenado a oito anos de prisão pelos crimes de lavagem de dinheiro e associação criminal, sentença que encerra no mês de dezembro. Após o prazo, Pavão será extraditado ao Brasil, fato que o próprio Pavão tentou evitar.

Pente-fino

Após o alerta, todas as celas que cercam Pavão foram cuidadosamente pesquisadas e revisadas durante um procedimento muito detalhado realizado por tropas de diferentes unidades policiais. O pente-fino foi liderado pelo promotor Hugo Volpe.

Durante a intervenção, vários telefones celulares foram apreendidos. Os aparelhos estavam em alojamentos ocupadas por presos, que seriam do PCC e que aparentemente operando sob ordens de Pavão.

A polícia reforçou a segurança do Grupo Especializado em que Pavão está preso e seus arredores, incluindo a prisão de Tacumbú e a sede da FOPE. De acordo com o diretor-geral de Prevenção e Segurança da Polícia Nacional, delegado geral Luis Cantero, os militares também se juntaram a esta operação de segurança com vôos noturnos em helicópteros sobre a unidade penitenciária e policial.

Barreiras e blitz também são feitas na região para fiscalizar o acesso a essa zona. Enquanto isso, no portão principal dos quartéis da polícia, barricadas de concreto e caminhões de bombeiros foram instalados para repelir um possível ataque direto de membros da organização criminosa para tentar resgatar Pavão, disseram os porta-vozes da unidade.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Duelo no Pantanal: touro enfrenta duas onças-pintadas e cena impressiona turistas no MT

Com 29 mil diagnósticos, MS reforça luta por direitos no Congresso Autismo Sem Fronteira

Motociclista que morreu no Los Angeles tinha mandado de prisão em aberto no Piauí

Ator de Harry Potter, Stanislav Yanevski é submetido a cirurgia de emergência

Notícias mais lidas agora

Ação de R$ 102 milhões: MP vai ao STJ por condenação de acusados da ‘Máfia do Câncer’

ônibus

VÍDEO: Vidro de ônibus estoura e assusta passageiros no Terminal Hércules Maymone

Risco sobre rodas: dos 21 acidentes com morte em Campo Grande, 19 envolveram motociclistas

Homem é preso após importunar duas adolescentes dentro de ônibus em Campo Grande

Últimas Notícias

Trânsito

Carreta tomba e carga de algodão pega fogo na BR-163 em Campo Grande

Trecho da rodovia chegou a ficar interditada

Cotidiano

Sem abrigo, pessoas em situação de rua dormem na porta do Centro POP em Campo Grande

Sem um ambiente para tomar banho, comer e realizar necessidades básicas, eles buscam alternativas para driblar os desafios de viver nas ruas

Famosos

Cissa Guimarães revela que ainda leva flores ao local em que filho morreu: ‘Toda semana’

No Conversa com Bial, Cissa Guimarães emocionou o público ao relatar que ainda retorna ao local que Rafael Mascarenhas morreu

Emprego e Concurso

IFMS abre 400 vagas em cursos gratuitos de idiomas em sete cidades de MS

As vagas são destinadas a estudantes e servidores do IFMS, além da comunidade em geral