Curso inclui militares do Corpo de Bombeiros

A partir de hoje, e até a próxima sexta-feira (24), 54 agentes federais, policiais militares e bombeiros passam pelo II Curso de Técnicas Operacionais de Direção On e Off Road. O “intensivão” da PF (Polícia Federal) e Academia Nacional de Polícia é ministrado por seis instrutores – quatro do Distrito Federal, um de Salvador (BA) e um de Dourados (MS) -, e algumas das técnicas ensinadas são manobras de fuga, curvas radicais e procedimentos ofensivos para operações policiais.

Os participantes dividiram-se em duas turmas, com aproximadamente 25 alunos em cada, com módulos de aulas teóricas que serão ministradas no auditório da SR/PF/MS (Superintendência Regional da PF de MS). 

As práticas – on road (asfalto) serão aplicadas no Porto Seco, localizado às margens do anel rodoviário de Campo Grande, no trecho entre a BR-163, saída para São Paulo, e a BR-060, saída para Sidrolândia, e off road (barro) na Fazenda Piana, em Sidrolândia, gentilmente cedida para o Curso. 

As aulas são sendo ministradas nos períodos da manhã e da tarde e os participantes são exclusivamente policiais e bombeiros vinculados aos setores operacionais de suas corporações, ou seja, pessoas habituadas ao trabalho cotidiano sob tensão e altas doses de adrenalina.

O curso objetiva capacitar os motoristas de veículos de emergência – viaturas utilizadas por polícias, bombeiros e ambulâncias – para adquirir mais habilidades em algumas manobras fundamentais para circunstâncias emergenciais, como fuga de frente, de ré, ultrapassagem de obstáculos, direção ofensiva e em vias congestionadas, entre outras ensinadas no curso.

As próximas aulas no Porto Seco (parte “on road”, no asfalto) acontecem amanhã, terça (21) e quarta-feira (22) e na Fazenda Piana (parte “off road”, no barro), na quinta (23) e sexta-feira (24).