Polícia

Campanha ‘Chame o Juizado’ é lançada após 14,5 mil casos solucionados em 3 anos

"Conciliador móvel" ajuda os envolvidos a chegarem a um acordo

Midiamax Publicado em 02/06/2017, às 19h20

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“Conciliador móvel” ajuda os envolvidos a chegarem a um acordo

O mês destinado à prevenção e a educação no trânsito acabou, mas após 14,5 mil casos de trânsito resolvidos em três anos, o Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul lançou a campanha “Chame o Juizado”, que incentiva os motoristas a acionarem o serviço do Juizado de Trânsito. Feito em unidades móveis e quando há acidentes sem vítimas, a ‘intermediação’ está disponível em Campo Grande, Dourados, Três Lagoas e Corumbá.

Em Campo Grande, a procura pelo serviço tem aumentado, é o que explica o juiz da 9ª Vara do Juizado de Trânsito, Djailson de Souza. Segundo o magistrado, no ano de 2016 os chamados diminuíram, mas nos últimos três meses de 2017 a demanda tem crescido substancialmente. Para ele, este é um serviço muito conhecido da população de Campo Grande.

Em 2016, o mês de março teve 268 atendimentos, em abril 292 e em maio 342. Já neste ano, foram 393 em março, 336 em abril e 399 em maio.

“O que pudemos observar foi o aumento da procura, porque o serviço tem resultado imediato. Após o acidente, uma van equipada vai até o local onde um conciliador ajuda os envolvidos a chegarem a um acordo. Em pelo menos 90% dos casos as partes resolvem os conflitos, sem a necessidade de judicializar a questão”, diz o magistrado.

Campanha ‘Chame o Juizado’ é lançada após 14,5 mil casos solucionados em 3 anos

Como o acordo é proposto pelas partes, sem a imposição de uma decisão de um juiz, as partes estão mais interessadas em cumprir o que foi acordado, assim os danos são reparados nos dias seguintes e os motoristas podem voltar a utilizar seus veículos.

A estatística do Juizado de Trânsito da Capital mostra que, em três anos, 14.500 casos foram resolvidos pelos próprios motoristas. Estes acidentes poderiam se tornar processos em que apenas uma das partes sairia vencedora. Os dados referem-se ao período de agosto de 2014 até maio de 2017.

Veja os horários e telefones de atendimento:

– Campo Grande: 159 ou 0800-647-1333, diariamente, inclusive sábados, domingos e feriados, das 7 às 22 horas;
– Dourados: 0800 647 1770 ou (67) 98462-8243, de segunda a sexta-feira, das 7 às 19 horas;
– Corumbá: (67) 98467-8395, diariamente, inclusive sábados, domingos e feriados, das 8 às 22 horas;
– Três Lagoas: (67) 98478-2201, diariamente, inclusive sábados, domingos e feriados, das 7 às 19 horas.

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