Tabela de escalas revela que número realmente é baixo

Denúncias recebidas pelo Jornal Midiamax revelam que apenas três policiais militares são escalados diariamente para receber as demandas do (Centro Integrado De Operações De Segurança), mais conhecido como 190. A própria escala mostra que o número de servidores é menor que o necessário, tendo em vista, a indicação de cinco funções: supervisor de operações, despacho e atendimento, despachadores e atendentes.

Criado por meio de decreto em 2004, o Ciops atende e despacha ocorrências em todo o Estado e abrange a Polícia Militar, Bombeiros Militar e a Polícia Civil. O funcionamento é ininterrupto e em escalas alternadas de 06 e 12 horas, para o atendimento dos telefones emergenciais 190/193.

O questionamento levantado pelo denunciante é que a baixa quantidade de servidores na organização dessas ocorrências, já teria impossibilitado o envio de viaturas para atendimentos. “Você acredita que uma cidade de 800 mil habitantes ou mais, e a violência do jeito que anda, três atendentes darão conta de atender a demanda!!?”, disse o denunciante.

Funcionamento

Conforme a Sejusp (Secretaria de Justiça e Segurança Pública do Estado de Mato Grosso do Sul), os operadores do atendimento são bombeiros (193) e policiais militares (190) que interagem com os usuários. Eles são os intermediários entre as informações solicitadas e os demandantes, sendo responsáveis pela qualidade da transmissão das informações.

Após a abordagem inicial, é feito uma identificação da solicitação, se esta é emergencial ou não, que neste último caso é prestada a informação e encerra-se a ligação.  Mas, se o fato for emergencial, o atendente preenche um formulário descrito no monitor do computador, estabelece a tipificação do evento, gera a ocorrência, informa o número do protocolo ao usuário e a comunicação com este é encerrada.

Apenas 3 PMs atendem chamados no 190 de toda Campo Grande, diz denúncia

despacho de ocorrência,

O atendimento não se desenvolve através de diálogos padronizados, ou um “script” fornecido pela instituição, pois dificilmente uma ocorrência é igual à outra. O Ciops funciona em sistema de rede e todos os dados nele inseridos são armazenados para posterior análise, sendo que em caso de denúncia anônima ou não, são encaminhadas aos órgãos competentes para as providências.

Controle de escalas

O controle das escalas de serviço, faltas, férias e licenças é efetuado pela Diretoria Administrativa do Ciops. O Jornal Midiamax indagou o setor sobre a situação e assessoria de imprensa da Sejusp, que se limitou em dizer que por questões de segurança não pode informar o número de atendentes e despachadores disponíveis no Ciops.

(Matéria editada às 16h40 para acréscimo de informação)