Tabela de escalas revela que número realmente é baixo

Denúncias recebidas pelo Jornal Midiamax revelam que apenas três policiais militares são escalados diariamente para receber as demandas do Ciops (Centro Integrado De Operações De Segurança), mais conhecido como 190. A própria escala mostra que o número de servidores é menor que o necessário, tendo em vista, a indicação de cinco funções: supervisor de operações, despacho e atendimento, despachadores e atendentes.

Criado por meio de decreto em 2004, o Ciops atende e despacha ocorrências em todo o Estado e abrange a Polícia Militar, Bombeiros Militar e a Polícia Civil. O funcionamento é ininterrupto e em escalas alternadas de 06 e 12 horas, para o atendimento dos telefones emergenciais 190/193.

O questionamento levantado pelo denunciante é que a baixa quantidade de servidores na organização dessas ocorrências, já teria impossibilitado o envio de viaturas para atendimentos. “Você acredita que uma cidade de 800 mil habitantes ou mais, e a violência do jeito que anda, três atendentes darão conta de atender a demanda!!?”, disse o denunciante.

Funcionamento

Conforme a Sejusp (Secretaria de Justiça e Segurança Pública do Estado de Mato Grosso do Sul), os operadores do atendimento são bombeiros (193) e policiais militares (190) que interagem com os usuários. Eles são os intermediários entre as informações solicitadas e os demandantes, sendo responsáveis pela qualidade da transmissão das informações.

Após a abordagem inicial, é feito uma identificação da solicitação, se esta é emergencial ou não, que neste último caso é prestada a informação e encerra-se a ligação.  Mas, se o fato for emergencial, o atendente preenche um formulário descrito no monitor do computador, estabelece a tipificação do evento, gera a ocorrência, informa o número do protocolo ao usuário e a comunicação com este é encerrada.

Apenas 3 PMs atendem chamados no 190 de toda Campo Grande, diz denúncia

despacho de ocorrência,

O atendimento não se desenvolve através de diálogos padronizados, ou um “script” fornecido pela instituição, pois dificilmente uma ocorrência é igual à outra. O Ciops funciona em sistema de rede e todos os dados nele inseridos são armazenados para posterior análise, sendo que em caso de denúncia anônima ou não, são encaminhadas aos órgãos competentes para as providências.

Controle de escalas

O controle das escalas de serviço, faltas, férias e licenças é efetuado pela Diretoria Administrativa do Ciops. O Jornal Midiamax indagou o setor sobre a situação e assessoria de imprensa da Sejusp, que se limitou em dizer que por questões de segurança não pode informar o número de atendentes e despachadores disponíveis no Ciops.

(Matéria editada às 16h40 para acréscimo de informação)