Comando de Operações Táticas

Policiais da “tropa de elite” da Polícia Federal desembarcaram na tarde desta sexta-feira (17) no Aeroporto Francisco de Mattos Pereira em Dourados, cidade a 220 quilômetros de Campo Grande, para acompanharem a situação do conflito entre indígenas e produtos em .

Lotados em Brasília (DF), os policiais do COT (Comando de Operações Táticas) que desembarcaram no jato ERJ 145 irão auxiliar o trabalho da Polícia Federal de Mato Grosso do Sul. Em nota, foi informado nesta quinta-feira (17) a instauração pela delegacia da PF de Dourados um inquérito policial para apurar os fatos ocorridos entre os dias 12 e 15 deste mês.

O conflito na Fazenda Yvu ocasionou a morte do indígena Cloudione Rodrigues e deixou diversos feridos.  Ainda segundo a PF, no local também ocorreram agressões, roubo, danos ao patrimônio público e cárcere privado de equipe de Policiais Militares que atendeu ocorrência.

A PF informou em nota que as funções de polícia judiciária da União, exercida pela Polícia Federal, neste primeiro momento, é a preservação da ordem pública, incolumidade das pessoas e término das agressões, para que haja segurança e tranquilidade na realização dos trabalhos periciais naquele local de conflito e desta forma prosseguir nos demais atos investigatórios, primordiais na apuração das autorias e materialidades delitivas, a fim de que sejam responsabilizados todos aqueles que praticaram crimes, independentemente do grupo a qual pertençam, com a maior brevidade possível.

“Tropa de elite”

A chamada tropa de elite da Polícia Federal foi criada em 1987 para combater o terrorismo, e atuar em situações como desarme de bombas, resgate de reféns, assalto a bancos, prisão de traficantes internacionais e operações de reintegração de terras indígenas. Com uma média de 110 operações por ano, o COT é formado por menos de 100 policiais.