MPE diz que Agepen deve filmar e arquivar operações pente-fino da Máxima
Operação feita no dia 13 de abril
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Operação feita no dia 13 de abril
O Ministério Público Estadual fez recomendações a Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário do Mato Grosso do Sul) para que filme as operações pente-fino no Presídio de Segurança Máxima de Campo Grande.
De acordo com o MPE, o pedido é por causa de uma operação feita no dia 13 de abril onde familiares relataram que presos foram espancados durante a operação. O diretor-presidente da Agepen, Ailton Stropa Garcia, disse no dia, que a ação fazia parte de um treinamento.
Segundo o MPE, este treinamento fornecido a agentes penitenciários da Máxima pela (DPOE) Diretoria Penitenciária de Operações Especiais de Brasília, deixou vários detentos lesionados.
Na publicação feita no Diário Oficial do MPE, que para disciplinar as “ações dos grupos de intervenção rápida”, os trabalhos devem ser integralmente filmados e que se “mantenham as filmagens em arquivo para possível consulta do Ministério Público Estadual ou de qualquer outra instituição que, justificadamente, delas necessitar”.
Ainda segundo o diretor na época, foram vitoriadas 30 celas, mas em duas delas houve resistência de alguns presos e com isso houve um principio de confusão. Em uma das celas, dois detentos não teriam obedecido ao comando dos policiais e precisaram ser retirados, em outra um preso chegou a jogar uma pedra nos policiais e foi contido. Os homens foram levados para uma cela de isolamento.
“Esse treinamento não se faz nem com animal”, disse a esposa de um detento. “Chegaram batendo com pedaço de pau, tem preso sendo espancado, isso é treinamento?”, comentou a mãe de um dos presos. “Tem um com a cabeça rachada lá dentro”, disse a mãe de um interno se referindo a cela onde se encontra o filho. Familiares relataram a reportagem que vários presos foram levados para atendimento médico na noite do pente-fino.
Notícias mais lidas agora
- Chuva chega forte e alaga ruas da região norte de Campo Grande
- Há 13 anos, casa no bairro Santo Antônio é decorada por Elizabeth com enfeites únicos de Natal
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio: ‘viadinho’
Últimas Notícias
Relator da Tributária na Câmara diz que grupo de trabalho se reunirá no domingo
A votação em plenário, segundo ele, pode ocorrer na segunda-feira ou na terça-feira
STF tem quatro votos para garantir policiamento das guardas municipais
O Supremo Tribunal Federal (STF) retomou nesta quinta-feira (12), em Brasília, o julgamento que trata da competência das guardas municipais para realizar policiamento ostensivo em vias públicas. Até o momento, a Corte tem o placar de quatro votos a um para garantir que as guardas municipais podem realizar policiamento preventivo e comunitário. Diante do adiantado…
Homem é preso em flagrante após furtar calcinhas em loja
Preso por furtar calcinhas, um ferro, mochilas e perfume
Operação apreende 238 animais criados de forma ilegal em MS
Estavam soltos em áreas do município e em seu entorno
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.