Pular para o conteúdo
Polícia

MPE diz que Agepen deve filmar e arquivar operações pente-fino da Máxima

Operação feita no dia 13 de abril 
Arquivo -

Operação feita no dia 13 de abril 

O Ministério Público Estadual fez recomendações a Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário do Mato Grosso do Sul) para que filme as operações pente-fino no Presídio de Segurança de

De acordo com o MPE, o pedido é por causa de uma operação feita no dia 13 de abril onde familiares relataram que presos foram espancados durante a operação. O diretor-presidente da Agepen, Ailton Stropa Garcia, disse no dia, que a ação fazia parte de um treinamento.

Segundo o MPE, este treinamento fornecido a agentes penitenciários da Máxima pela  (DPOE) Diretoria Penitenciária de Operações Especiais  de , deixou vários detentos lesionados.

Na publicação feita no Diário Oficial do MPE, que para disciplinar as “ações dos grupos de intervenção rápida”, os trabalhos devem ser integralmente filmados e que se “mantenham as filmagens em arquivo para possível consulta do Ministério Público Estadual ou de qualquer outra instituição que, justificadamente, delas necessitar”.

Ainda segundo o diretor na época, foram vitoriadas 30 celas, mas em duas delas houve resistência de alguns presos e com isso houve um principio de confusão. Em uma das celas, dois detentos não teriam obedecido ao comando dos policiais e precisaram ser retirados, em outra um preso chegou a jogar uma pedra nos policiais e foi contido. Os homens foram levados para uma cela de isolamento.

“Esse treinamento não se faz nem com animal”, disse a esposa de um detento. “Chegaram batendo com pedaço de pau, tem preso sendo espancado, isso é treinamento?”, comentou a mãe de um dos presos. “Tem um com a cabeça rachada lá dentro”, disse a mãe de um interno se referindo a cela onde se encontra o filho. Familiares relataram a reportagem que vários presos foram levados para atendimento médico na noite do pente-fino.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Durante chuva forte em Campo Grande, asfalto cede e abre ‘cratera’ na Avenida Mato Grosso

Bebê que teve 90% do corpo queimado após chapa de bife explodir morre na Santa Casa

Com alerta em todo o Estado, chuva forte atinge Campo Grande e deixa ruas alagadas

Tatuador que ficou cego após ser atingido por soda cáustica é preso por violência doméstica

Notícias mais lidas agora

Menino de 4 anos morre após tomar remédio controlado do pai em Campo Grande

Pedágios

Pedágio em rodovias da região leste de MS fica 4,83% mais caro a partir do dia 11 de fevereiro

Vítimas temem suposta pressão para abafar denúncias contra ‘fotógrafo de ricos’ em Campo Grande

Morto por engano: Trabalhador de usina foi executado a tiros no lugar do filho em MS

Últimas Notícias

Política

‘CPI do Consórcio Guaicurus’ chega a 10 assinaturas e já pode tramitar na Câmara

Presidente da Câmara, Papy (PSDB) não assinou pedido da CPI após defender mais dinheiro público para empresas de ônibus em Campo Grande

Cotidiano

Decisão de Trump de taxar aço pode afetar exportação de US$ 123 milhões de MS

Só em 2024, Mato Grosso do Sul exportou 123 milhões de dólares em ferro fundido para os EUA

Transparência

MPMS autoriza que ação contra ex-PGJ por atuação em concurso vá ao STJ

Ação pode anular etapa de concurso por participação inconstitucional de Magno

Política

Catan nega preconceito após Kemp pedir respeito à professora trans

Fantasia de ‘Barbie’ da professora não foi considerada exagerada por outros deputados