Agentes penitenciários descobriram o buraco

O começo de um túnel, mais exatamente um buraco de aproximadamente 2 metros, foi encontrado na manhã desta quinta-feira (7), por agentes penitenciários do Estabelecimento Penal de Segurança Máxima, de Campo Grande, no Jardim Noroeste.

Ailton Stropa Garcia, diretor-presidente do estabelecimento penal afirmou que os agentes perceberam uma movimentação estranha no pátio e ao verificarem encontraram o buraco, no pátio do banho de sol dos detentos, que totalizam 400 presos.

“Vamos instaurar os procedimentos de praxe, como uma sindicância para apurar os fatos, e tentar identificar o preso responsável pelo buraco”, fala Stropa. O buraco já começou a ser tampado com concreto.

No último sábado (2), Geraldo de Souza Pereira, o Japonês, teria fugido pela segunda vez do Presídio de Segurança Máxima de Campo Grande, serrando as grades da cela e usando um lençol como corda para pular os muros do estabelecimento penal.

No momento da fuga, a cerca elétrica estava desligada, por conta de problemas no sistema. Consta ainda que as câmeras de segurança captaram imagens ruins por conta da qualidade do equipamento e das condições de iluminação. No momento em que o detento conseguiu escapar havia dez plantonistas no presídio.

Japonês foi recapturado na noute desta quarta-feira (6), por volta das 22 horas, na Avenida Ernesto Geisel, em Campo Grande, de carona com o jovem Luan Alexander Alves de Almeida, de 19 anos, em uma motocicleta.

Geraldo foi recapturado e Luan foi preso por favorecimento pessoal e encaminhado para a delegacia de policia civil.