Ele teve dores abdominais

Evande Januário da Silva, de 62 anos, morreu no início da tarde de quarta-feira (14), uma semana após se envolver em um acidente na cidade de Terenos, distante 28 quilômetros de Campo Grande. Ele chegou a ser atendido em uma Unidade de Pronto Atendimento, mas passou mal depois de ser liberado.

Consta no boletim de ocorrência, registrado pela filha de Evande, que no dia 7 deste mês ele pilotava uma motocicleta quando foi surpreendido por um cachorro. Ele freou bruscamente e caiu, sendo encaminhado por familiares até o posto de saúde de Terenos, onde foi atendido e liberado, sem qualquer exame.

Com dores fortes no ombro, o idoso foi levado pela família até a UPA Vila Almeida, no dia 11. Ele fez raio-x e foi levado ao Hospital Universitário, para fazer outro raio-x. Foi constatada fratura na clavícula e Evande não reclamou de qualquer outra dor, então foi feito encaminhamento e marcado retorno para o dia 26.

Quando voltou para Terenos, no dia 12, o idoso começou a reclamar de dores abdominais, ânsia de vômito e estava com febre. Ele foi levado novamente ao posto de saúde, tomou soro e foi liberado em seguida. No dia 13, a barriga de Evande começou a inchar e, segundo a filha, ele foi levado novamente ao posto, com muitas dores, pressão baixa e a barriga estava dura.

A família queria transferir o homem para Campo Grande, mas a médica não autorizou, alegando que ele estava bem. Horas depois, na madrugada do dia 14, ele sentiu falta de arma e foi encaminhado pela mesma médica, em vaga zero para o Hospital Regional, onde permaneceu por alguns momentos e depois encaminhado para a Santa Casa.

Evande acabou tendo uma PCR (Parada Cardiorrespiratória) e morreu ao meio-dia de quarta-feira. A família registrou o caso na Depac (Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário) Centro como morte a esclarecer e os médicos responsáveis podem ser investigados.