Foram apreendido 49 toneladas do produto

Policiais da PMA (Polícia Militar Ambiental) apreenderam mais de 49 toneladas de soda cáustica que eram transportadas de maneira ilegal em uma carreta bitrem. O flagrante aconteceu na BR-262, em , a 326 quilômetros de Campo Grande, e a empresa responsável pelo produto foi multada em mais de R$ 24 mil.

O veículo foi abordado pelo militares durante uma fiscalização no Posto Fiscal da saída para São Paulo. Ao chegarem o veículo, os policiais perceberam que a carga não possuía licença ambiental e que a carreta estava sem as identificações e símbolos para transporte de produtos perigosos, conforme exigido pelas normas técnicas e a legislação ambiental.

O veículo com o produto perigoso foi apreendido e a empresa transportadora e proprietária do material, com domicílio jurídico na cidade de Três Lagoas, foi autuada administrativamente e multada em R$ 24,5 mil.

Os responsáveis pela empresa responderão por crime ambiental de funcionar atividade potencialmente poluidora em desacordo com a licença ambiental, que prevê pena de prisão de três a seis meses. Também poderão responder por crime ambiental de transporte ilegal de produto perigoso, que prevê pena de um a quatro anos de reclusão. O caso foi registrado na Delegacia de Polícia Civil do município.