A arma era feita com uma escova de dente

Na tarde de terça-feira (26) um foi ferido por um detento do Presídio de Segurança de , cidade a 359 quilômetros de Campo Grande. De acordo com o site Tá na Mídia Naviraí a agressão aconteceu quando o preso era transferido de cela.

Ainda segundo apurado pelo site, o detento, de 24 anos, estava armado com uma faca artesanal feita com uma escova de dente. O detento estaria sendo transferido da cela 2 para a 3 do mesmo pavilhão e no trajeto ameaçava o agente.

Ao chegar na cela, o detento teria se recusado a entrar e com a faca que estava escondida em sua roupa, feita com uma escova de dente tentou desferir vários golpes contra o agente, que acabou sendo atingido no braço esquerdo. Outros dois agentes que acompanhavam a transferência conseguiram desarmar o preso e colocá-lo dentro da cela.

O agente penitenciário ferido foi encaminhado para a enfermaria do presídio e foi liberado depois de receber atendimento médico já que os ferimentos não foram graves. O caso foi registrado na Primeira Delegacia de Polícia Civil do município como lesão corporal dolosa.

Paralisação

Na manhã de segunda-feira (25), após reunião com o Sinsap (Sindicato dos Servidores da Administração Penitenciária de Mato Grosso do Sul), agentes penitenciários que atuam no Presídio de Segurança Máxima de Campo Grande decidiram paralisar os serviços de rotina. Se não houver acordo com o governo, greve geral pode ocorrer no dia 2 de maio.

Na terça-feira (26) foi a vez de agentes penitenciários da PED (Penitenciária Estadual de Dourados), localizada a 225 quilômetros de Campo Grande também paralisarem as atividades. Conforme o Sinsap, o presídio de Dourados é o maior do Estado, com 2.435 presos, enquanto o Estabelecimento Penal de Segurança Máxima da Capital possui massa carcerária de 2.390 internos.

Os agentes afirmam que trabalham com medo, por conta dos últimos acontecimentos, como a intoxicação de seis agentes e ameaças sofridas. As atividades, que já estão paralisadas, são o banho de sol, trabalhos, visitas, escola, entre outras que os presos fazem dentro do estabelecimento.