Pular para o conteúdo
Polícia

Após ser solto pela justiça, criminoso é preso furtando gado de fazenda com caminhões

Ele já havia sido preso por furto de 300 cabeças de gado
Arquivo -

Ele já havia sido preso por furto de 300 cabeças de gado

Na madrugada de quarta-feira (20), por volta da 1 hora, oito pessoas foram presas durante tentativa de furtar gado da fazenda Santa Rita, em , a 97 quilômetros da Capital. O grupo usaria três caminhões boiadeiros para transportar os animais e também possuía notas fiscais falsas, que serviriam para regularizar a carga.

De acordo com o boletim de ocorrência, a Garras (Delegacia Especializada de Repressão a Roubos a Banco, Assaltos e Sequestros), seção de abigeato – – recebeu informação de que uma organização criminosa tentaria cometer furto na fazenda Santa Rita utilizando três caminhões. Com apoio da Delegacia de Polícia Civil de Ribas do Rio Pardo, equipe se deslocou até o município para prender os suspeitos e impedir a ação.

Conforme a polícia, foram feitas barreiras na região e todos veículos que passavam pelos pontos eram abordados. Em determinado momento, equipe da Garras localizou a Amarok prata, placas NRU-8350 de (MS), mas no momento da abordagem o motorista teria desobedecido a ordem de parada. Foi feito um disparo de arma de fogo conta o veículo e o motorista desceu da camionete, mas ainda reagiu à abordagem.

O homem foi identificado como Dilson Aparecido Almada, de 39 anos, já conhecido por furto de gado e que também já havia sido preso pela especializada. Ele estava acompanhado de Franter Lemos Maia, de 40 anos, e Sérgio Lima Dantas, de 40 anos, também conhecidos pela prática criminosa de abigeato.

De acordo com a polícia, um caminhão, que já havia sido carregado na fazenda, foi visto parado e com a porta da gaiola aberta, com intuito de que o gado descesse e o motorista pudesse fugir. No veículo, foram presos Júlio Cesar dos Santos Abreu, de 29 anos, e uma mulher, identificada como Andreia.

Emerson de Souza Silva, de 38 anos, fazia vigia na fazenda para os criminosos e também acabou preso em flagrante pela Garras. Outros dois caminhões utilizados na tentativa de furto de gado foram apreendidos pela Polícia Civil de Ribas e os motoristas, Cícero José Faria, de 44 anos, e Marcos Antônio de Faria, de 33 anos, presos em flagrante.

A partir das investigações, foi constatado que o ‘mentor’ do crime seria Jairo César Lacerda, de 54 anos, que foi encontrado e preso em casa. Com o grupo, foram encontradas notas fiscais que seriam utilizada para ‘esquentar’, ou seja, regularizar os animais.

Todos os envolvidos foram presos pelos crime de promover, constituir, financiar ou integrar, pessoalmente ou por interposta pessoa, organização criminosa. Jairo terá pena agravada por exercer o comando, individual ou coletivo, da organização criminosa, ainda que não pratique pessoalmente atos e execução. O caso também foi registrado como desobediência, falsidade ideológica, abigeato, furto qualificado com destruição ou rompimento de obstáculo, furto qualificado mediante concurso de pessoas, receptação e resistência.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Fingerprint: Dois são presos por furto em agência dos Correios de MS

ICMBio abre seleção para agentes ambientais no Parque da Serra da Bodoquena

Marinho: desconto sem autorização é ilegalidade passível de punição

riedel

Riedel diz que reforma agrária é assunto federal e que não vai permitir bloqueios em MS

Notícias mais lidas agora

‘Colheita Fantasma’: Empresário é preso com armas e munições em escritório em Campo Grande

Dono de bar invadido por ônibus na Afonso Pena fala em R$ 300 mil de prejuízo com acidente

tereza

Tereza Cristina critica situação do Brasil e diz que União Progressista forma ‘bloco forte’

Trump diz que dados do PIB refletem a administração de Biden, não a dele

Últimas Notícias

Brasil

Vítima de capotamento furta carro de homem que parou para prestar ajuda

Caso aconteceu em São José do Rio Preto, no último domingo (27)

Cotidiano

Boletim da Fiocruz revela que incidência de SRAG em MS está ‘muito alto’ devido a Influenza A

Em nível nacional, há um sinal de aumento no longo prazo de SRAG, influenciado pela persistente alta do VSR e pelo início do crescimento de casos de influenza A

Política

Deputados aprovam criação do Vale da Celulose com 11 cidades

Foram aprovados quatro projetos na Ordem do Dia na Alems (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul)

Cotidiano

Ônibus que invadiu bar na Afonso Pena estava regular e tinha licença para fretamento

Ônibus, ano 2018, modelo Volvo Marcopolo, era usado para transporte de universitários de Ribas do Rio Pardo a Campo Grande