Quatro detentos foram transferidos ontem e os demais serão removidos nesta sexta-feira

Os 38 presos da Delegacia de Polícia de Chapadão do Sul, a 325 quilômetros de Campo Grande, conseguiram transferência para outros locais. Quatro foram transferidos na quinta-feira (29) e os demais nesta sexta-feira (30).

Segundo o Sinpol-MS (Sindicato dos Policiais Civis de Mato Grosso do Sul), a transferência dos detentos foi para solucionar um problema de superlotação e de estrutura do prédio. A reivindicação foi feita durante a reunião do vice-presidente do sindicato, Roberto Simão, com a diretora do Departamento de Polícia do Interior, Sidnéia Catarina Tobias.

Ainda de acordo com Simião, a função dos policiais civis é a investigação de crimes e não da custódia dos presos.

Entenda o caso

A Delegacia de Chapadão do Sul possui cela com capacidade para 12 detentos, contudo já abrigava 41 pessoas. O Jornal Midiamax mostrou a falta de estrutura do local que tem falhas no abastecimento de água e privadas entupidas.

Nestas condições, os detentos faziam suas necessidades fisiológicas em sacos plásticos e em embalagens de marmitex durante a noite. Desta forma, os policiais civis eram obrigados a recolher e descartar o material no lixo.