O pente fino foi realizado na unidade prisional que abriga quase 2,2 mil presos

Durante o pente fino realizado no PED (Presídio Estadual de ) pelos agentes penitenciários, mas com apoio do BPChoque (Batalhão de Policiamento de Choque), foram encontrados 235 comprimidos de estimulantes sexuais e 41 gramas de cocaína. O caso ocorreu no município de Dourados, a 225 quilômetros ao sul de Campo Grande.

Os produtos estavam em um buraco da cela 17 do Raio 2. A ação do pente fino ocorreu na terça-feira (10), porém ontem, um reeducando alegou ser o dono da droga e do medicamento, e afirmou que era para uso pessoal. Ele foi conduzido à DP da cidade (Delegacia da Polícia Civil) e autuado em flagrante por tráfico de drogas.

No início desta semana, o BPChoque de Campo Grande foi até aquele município para realizar a ação preventiva. Além disso, foram encontrados no estabelecimento penitenciário centenas de armas artesanais.

O presidente do Sinsap-MS (Sindicato dos Servidores da Administração Penitenciária de Mato Grosso do Sul), André Santiago, informou que os agentes estão em “Operação Padrão”, pois “o número de agentes está muito aquém do o ideal, que seria de 10,6 mil agentes, divididos em quatro plantões diários poderiam zelar por 13,5 mil presos no Estado. Atualmente o número de servidores é de 968”. No PED há 15 agentes para atender 2.187 reeducandos.