PMA apresentou balanço de apreensões em setembro e outubro

Com a proximidade do período da em novembro, em setembro e outubro, a PMA ( Ambiental) tem reforçado a fiscalização nos rios, a fim de prevenir e reprimir a pesca predatória. Neste período, denominado “Operação Pré-Piracema”, vários cardumes já estão formados, o que aumenta a quantidade de turistas e pescadores em Mato Grosso do Sul.

Na Operação de 2015, no mês de setembro, foram presos 422 pescadores, apreendidos 513 kg de pescado ilegal  e 6 km de redes de pesca (petrechos proibidos). Também foram autuados administrativamente quatro pescadores por falta de licença de pesca.

A “Operação Pré-Piracema” envolveu 338 policiais, englobou a “Operação Padroeira do Brasil” e “Dia de Finados” e se estendeu até sexta-feira (6), para evitar que pescadores permanecessem nos rios depois do fechamento da pesca. Os trabalhos preventivos foram intensificados, pelas 25 subunidades da PMA no Estado.

O valor total das multas este ano foi maior em relação ao ano passado, pois em 2014 uma Pequena Central Hidrelétrica (PCH) foi multada em R$ 4,95 milhões e dois traficantes de papagaios foram multados em R$ 1,53 milhão.