Comissão da OAB de MS apura episódio onde advogada foi autuada por desacato
Nota foi emitida nesta sexta-feira
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Nota foi emitida nesta sexta-feira
A OAB/MS (Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul) emitiu nesta sexta-feira (16) uma nota por conta de uma situação incomum ocorrida na quarta-feira (15), na Depac (Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário) da Vila Piratininga, região sul de Campo Grande. Por lá, uma advogada teria sido autuada por desacatar o delegado plantonista, após tentar entregar alguns pertences ao cliente que estava detido.
A informação inicial é que a advogada foi informada pela equipe de plantão que o preso só poderia receber materiais de higiene pessoal, por questão de segurança, sendo que ele não poderia receber o cobertor. Com isso, a bacharela teria se exaltado e a situação foi registrada como desacato a autoridade.
Por conta disso, ela acabou sendo detida. Após o episódio, a OAB/MS emitiu a seguinte nota, segue na íntegra:
Nota aos advogados: defesa das prerrogativas
Em relação aos recentes episódios envolvendo a advogada Aline Gabriela Brandão, que foi presa na quarta-feira (15) após desentendimento com o delegado plantonista da Depac (Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário) Piratininga, Camilo Kettenhuber Cavalheiro, a OAB/MS (Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul) esclarece que a CDA (Comissão de Defesa e Assistência das Prerrogativas) fez a intervenção imediata no local, através da presença de seu presidente Marco Antônio Castello, que no mesmo momento dos fatos, informou ao presidente da OAB/MS, Júlio Cesar Souza Rodrigues. Na madrugada, os membros da Comissão Keith Chamorro Kato e Marco Castello ingressaram, juntamente com o advogado de Aline Gabriela Brandão, com pedido de relaxamento de prisão, acolhido pelo juiz Emerson Kafuri.
Junto à vice-presidente da CDA, Silmara Salamaia, o presidente da OAB/MS, Júlio Cesar recebeu nessa quinta-feira (16) a advogada na sede da Seccional para relatar o episódio. Silmara obteve o depoimento de Aline e ouvirá as testemunhas envolvidas para que a Ordem possa tomar as devidas providências.
O presidente da OAB/MS ressalta que a defesa das prerrogativas dos advogados sempre foi foco da atuação desta gestão, em todo o Estado, com ações pontuais e imediatas da Comissão e com a realização de Caravanas das Prerrogativas, levando informações sobre a defesa do livre exercício da profissão. Além disso, a Ordem tem atuado de forma enérgica contra a criminalização infundada do exercício da advocacia e neste caso não será diferente.
A reportagem também entrou em contato com a Polícia Civil, que por meio dos representantes, informou que uma nota também será divulgada sobre o fato na próxima semana, pela Acadepol/MS (Academia de Polícia Civil de Mato Grosso do Sul).
Notícias mais lidas agora
- Em alerta, Rio Taquari está 70 cm acima do nível normal e chuvas elevam risco de inundações em Coxim
- Branco de novo? Busca por ‘lookinhos’ para Réveillon se torna desafio em Campo Grande
- Operação Natal: mortes nas rodovias federais de MS reduziram 66% em comparação com o ano de 2023
- Criança de 10 anos morre depois de ser atropelada por motorista bêbado em MS
Últimas Notícias
Loterias: Quina e Lotofácil têm ganhadores do prêmio total
O próximo sorteio de ambas será realizado amanhã, dia 27 de dezembro
Exército nega irregularidade em visitas a presos no Inquérito do Golpe
O Exército negou, nesta quinta-feira (26), irregularidades nas visitas de familiares e advogados aos presos no inquérito que apura a tentativa de instauração de um golpe de Estado no país após as eleições de 2022. As explicações foram enviadas ao Supremo Tribunal Federal (STF) após o ministro Alexandre de Moraes pedir que a corporação informe…
Rapaz sofre ameaça ao cobrar mais de um mês de aluguel atrasado no Jardim Centenário
Tanto a vítima quanto o autor foram encaminhados para a Depac Cepol
Zé Rafael frustra planos do Santos ao indicar permanência no Palmeiras
O Fluminense, outro clube interessado no jogador, também viu suas investidas frustradas
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.