De acordo com Cristiane de Araujo Rossi, delegada adjunta da 7ª Delegacia de Policia Civil da Capital, o policial que estava de plantão no ultimo sábado (02) e que liberou o preso Ryan Douglas Wehner Vieira, de 21 anos ,da cela também será investigado. O investigador Oswaldo Pereira Brito Junior, vai ser interrogado pela corregedoria da Policia Civil para explicar como ele deixou o policial Carlos Peterson Fernandes, de 34 anos, sair com o preso e a viatura para ameaçar pessoas no bairro Aero Rancho.

A delegada afirma que a principal questão é como esse policial foi abordado por Carlos para deixar o preso sair com a viatura, sendo que ele não tinha autorização prévia do delegado. Ela também se diz surpresa com a atitude do policial.  Por que, segundo ela, nas diligências em que fez com Carlos, ele “nunca apresentou nenhum problema de comportamento”, garante. 

Outro que se diz surpreso com a atitude do investigador é o delegado Natanael Balduíno, ex-titular da 7ª Delegacia de Polícia da Capital. Segundo ele Carlos era “Prestativo, cumpria todas as atribuições solicitadas e nunca causou nenhum problema no serviço”.

O delegado que trabalhou durante sete anos com o investigador de policia  afirma que ele nunca apresentou nenhum tipo de problema durante o serviço. “A gente percebeu é que quando ele ingeria bebida alcoólica aconteciam esses casos. Em 2008 teve um caso parecido com esse, em que ele ingeriu bebida e afirma não se lembrar de nada”.

De acordo com o delegado a informação que a policia possui é que Carlos não estava de plantão no sábado. E que ele teria saído de sua casa, ido à delegacia, tirado Ryan Douglas da cela, pego a viatura, e começado a cometer os delitos.

Carlos está preso na 3ª Delegacia de Policia. Os delitos pelos quais ele foi detido não têm direito a fiança e por isso a questão de responder o processo em liberdade provisória depende do advogado dele.

De acordo com Pedro Paulo, advogado de Ryan Douglas no caso do Racha na Julio de Castilho, o homem estava detido na delegacia sem nenhum tipo de regalia ele não tem conhecimento de como o preso foi retirado da cela. “Eu não sei se eles se conheciam, se ele foi coagido”, afirma.

O Caso

Segundo a polícia civil, no final da tarde deste sábado (02), o policial civil Carlos Peterson Fernandes foi preso no Jardim Aero Rancho, em Campo Grande (MS), por policiais do GARRAS (Delegacia  Especializada de Repressão a Roubos a Bancos, Assaltos e Sequestros) e da Polícia Militar.

Após denúncias que ocupantes de um veículo Logan de cor preta ameaçavam pessoas a esmo na rua, inclusive apontando arma de fogo, os policiais já em posse da placa do veículo, constataram que se tratava de uma viatura da Polícia Civil e pertencente à 7ª Delegacia de Polícia da Capital.

Assim que a viatura da Polícia Militar foi avistada, o veículo empreendeu fuga e assim que foi alcançado soube-se que o passageiro era o investigador de polícia Carlos Peterson, lotado na 7ª DP. Na condução da viatura estava Ryan Douglas qual está preso e custodiado na 7ª DP desde de sua prisão em 31 de março deste ano, quando foi autuado em flagrante por homicídio doloso na direção de veículo automotor.

Ambos foram encaminhados à Depac Piratininga presos em flagrante. O policial foi preso e vai responder aos crimes de desobediência, ameaça, desacato, peculato e por entregar veículo a pessoa não habilitada.