O Hospital Nosso Lar desmentiu rumores de que o ex-deputado estadual e ex-prefeito de Aquidauana, Raul Freixes, teria pulado um muro e fugido da clínica, onde estava internado havia dois meses. Mas a diretora-geral, Angela Barsante, confirmou que o paciente deixou o local na manhã desta quinta-feira (5).

Freixes saiu do Nosso Lar, segundo a direção, com alta assinada pelo médico Fernando Câmara. Ele foi ‘entregue’ ao advogado, Douglas de Oliveira Santos, que teria se comprometido a apresentar o cliente às autoridades. Santos também negou que tenha havido alguma fuga.

Raul Freixes foi preso em 25 de agosto por desvio de dinheiro público e ainda tem pena a cumprir. Ele foi condenado por desviar dinheiro público enquanto ocupava o cargo de prefeito em Aquidauana, a 143 quilômetros de Campo Grande.

A condenação é de quatro anos e oito meses de prisão, além da inabilitação por cinco anos para o exercício de cargo ou função pública. A ficha de Freixes conta com outras condenações judiciais. Em 2008, o ex-prefeito foi condenado por simular pagamento a uma empreiteira no valor de R$ 100 mil, poucos dias antes de deixar o cargo na prefeitura.

Logo depois da prisão, Freixes alegou que estava sofrendo ameaças de outros detentos, porque apresentou durante algum tempo o programa policial ‘O Povo na TV’, no SBT-MS, e mostrava matérias policiais com apelo sensacionalista, emitindo opinião sobre os autores de delitos dos quais as notícias tratavam.

Ele teve crises nervosas, foi levado para a UPA do Vila Almeida e, de lá, conseguiu na Justiça a transferência para uma clínica psiquiátrica, onde estava até esta manhã.

Segundo a diretora-geral do Nosso Lar, Freixes ficava na área particular do hospital, separado dos pacientes mantidos pelo SUS. A internação foi voluntária e Raul pagou pela ‘estadia’ de quase dois meses. Agora, com a alta, deve voltar para o regime semiaberto.

O Hospital confirmou que, mesmo com a alta médica, registrou um boletim de ocorrência na polícia informando que Freixes deixou a instituição na companhia do advogado.