Policiais Militares Ambientais de Costa Rica, que trabalham na Operação Semana Santa estão desenvolvendo, em parceira com a Polícia Civil, um trabalho de fiscalização em carretas e caminhões com carga de madeira serrada e carvão nativo que vêm do Mato Grosso, Rondônia e do Pará.

Os policiais perceberam que na Guia Florestal (GF) expedida pelos órgãos ambientais desses Estados não constava no roteiro o trajeto percorrido pelos municípios de MS, mas somente o roteiro dos Estados de origem. A própria legislação daqueles Estados, bem como a legislação Federal afirmam que no documento deve constar todo o roteiro do transporte. Isto é feito para que não haja como burlar a fiscalização, ao se retirar madeira de um local como se fosse de outro.

Em operação durante a madrugada de deste domingo, a PMA e a Polícia Civil apreenderam 02 carretas carregadas com 195 m³ de carvão nativo, que pertenciam a 01 carvoaria de Mato Grosso e que tinha destino às siderúrgicas do Estado de Minas Gerais.

A madeira e os veículos que foram apreendidos estão na delegacia de polícia civil de Costa Rica para que os responsáveis pelas cargas possam responder pelo crime ambiental. Se condenados, poderão pegar pena de 06 meses a 01 ano de detenção.