Nesta quarta-feira (23), completam dois anos que o advogado Nivaldo Nogueira de Souza foi assassinado em Costa Rica. O advogado foi executado por pistoleiros quando estava na companhia de amigos no Bar e Lanchonete “Meu Cantinho”, localizada na rua Josina Garcia de Melo no dia 23 de março de 2009. O crime chocou os moradores da cidade, os acusados da barbárie estão todos presos, porém a comunidade não consegue entender os motivos que levaram Oswaldo José de Almeida Júnior, o “Dinho” a planejar e pagar para executar o advogado.

O processo está sendo instruído no fórum da comarca de Costa Rica, os acusados estão sendo ouvidos assim como as testemunhas. Eles devem ser julgados pelo Tribunal do júri, porém cogita-se a possibilidade do desaforamento do júri, ou seja os acusados serão julgados em outra comarca.

Os acusados:
 
Seis pessoas foram indiciadas acusadas de participação direta no crime:

Edoildo Ramos, o “Piá”, proprietário de um ferro velho na cidade e acusado de ser o agenciador dos pistoleiros e de ter cuidado pessoalmente de toda a execução do crime.

Michel Leandro dos Reis, acusado de ser a pessoa que estava na garupa da motocicleta e disparou os tiros contra o advogado.

Francisco Pereira Feitoza, o “Chicão”, o responsável pela operação logística para execução do crime.

David Rosendo da Silva é acusado de ter pilotado a moto usada para executar o advogado.
Jair Roberto Cardoso, também ficou encarregado de contratar os executores e de fazer o pagamento pela execução.

O delegado de Policia Cleverson Alves dos Santos, responsável pelas investigações indiciou os acusados por homicídio qualificado e formação de quadrilha. Eles ainda podem ser enquadrados em outras qualificadoras, e ficam sujeitos a condenações que variam de 12 a 30 anos de reclusão. O inquérito policial foi encaminhado para o poder judiciário no mês de outubro do ano passado.