Uma mulher foi presa nesta segunda-feira (27) pela Polícia Federal portando carimbos falsos de visto de entrada e saída do Brasil. Estes ingressos são de uso exclusivo da Polícia Federal para o controle de imigração.

O caso aconteceu no domingo (27) durante fiscalização. A mulher, que se apresentava com o nome de “Marco”, estava com R$ 2.445,00, U$ 1.500,00 dólares e com três mil em notas bolivianas, além de documentos de identidade de outras pessoas, bolivianas e peruanas.

Com ela ainda foram apreendidas 16 passagens de ônibus e os cartões com os carimbos da Polícia Federal. Ela é de origem boliviana.

De acordo com a delegada da Polícia Federal, Márcia Paulino, chefe do Núcleo de Imigração em Corumbá/MS, o “cartão de entrada e saída deve ser preenchido assim que for entregue ao viajante no Posto de Controle de Imigração da Polícia Federal, e o carimbo será aposto ao cartão por um policial, caso o ingresso seja autorizado”.

Este procedimento é feito pessoalmente e quem for pego entregando este documento já carimbado, que se trate de uma fraude ou que o documentos seja falsificado, pode pegar uma pena de cinco anos de prisão.

Ainda segundo a PF a falsificação do carimbo é uma tentativa de burlar a fiscalização da polícia, feita por aliciadores de mão de obra estrangeira irregular, e por traficantes, que evitam que as “mulas” tenham que passar pelo serviço de imigração ao entrar no país.

A ação faz parte da Operação Sentinela, tem a finalidade de prevenir e reprimir crimes como o tráfico de drogas, armas e contrabando, e reúne as forças de segurança Polícia Federal, Policia Rodoviária Federal, Força Nacional e SEJUSP/MS. .