Alunos do Curso Nacional de Promotor de Polícia Comunitária realizam nesta quinta-feira (28), às 14 horas, aula prática em duas aldeias urbanas da Capital, a comunidade Água Bonita e Tarsila do Amaral, localizadas no Jardim Anache. Durante a visita, os alunos distribuirão à comunidade material informativo com dicas e informações sobre segurança pública. O curso, desenvolvido pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), por meio da Coordenadoria Estadual de Polícia Comunitária, em parceria da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) começou na segunda-feira(25) e termina na sexta-feira (29). 

A turma é composta por 50 alunos de diversas instituições como Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Polícia Militar, Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário, Guarda Municipal, representantes da Superintendência de Assistência Socioeducativa (SAS) e Cordonadoria Geral de Perícias,  integrantes dos Conselhos Comunitários de Segurança (CCS), entre outros. A aula integra a disciplina de Mobilização Social e Estruturação dos Conselhos Comunitários de Segurança, ministrada pelo coronel da PM Nelson Antonio da Silva.

Os alunos se dividiram entre as duas comunidades indígenas, as aldeias Água Bonita e Tarsila do Amaral, orientando a população sobre segurança e de que forma podem participar da prevenção ao crime em sua comunidade. Também serão distribuídos folders com orientações preventivas, como por exemplo, o uso de drogas, Os alunos também abordarão os moradores com um mini questionário para a coleta de dados. Nesta aula novos promotores de Polícia Comunitária tem a oportunidade de colocar em prática todos os ensinamentos obtidos durante a parte teórica do curso.

A capacitação nacional aborda temas como Direitos Humanos, Gestão pela Qualidade na Segurança Pública, Mediação de Conflitos, Mobilização Social e Estruturação dos Conselhos Comunitários de Segurança. As temáticas  são consideradas instrumentos democráticos de participação da comunidade na discussão dos problemas de segurança pública. De acordo com dados da Coordenadiria Estadual de Polícia Comunitária, Mato Grosso do Sul conta com mais de três mil promotores de polícia comunitária formados desde 2007.

“Os alunos irão conhecer a realidade da comunidade e a partir deste contato, planejar e definir ações que poderão ser executadas para melhoria da qualidade de vida dos moradores da região”.  explica o coordenador estadual de Polícia Comunitária, tenente coronel, Carlos de Santana Carneiro.

A formatura da turma acontece na sexta-feira (29), às 16 horas no Cfap (Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças da Polícia Militar). A relação dos novos promotores de Polícia Comunitária deve ser publicada na próxima semana no Diário Oficial do Estado.