A Coordenadoria Estadual de Polícia Comunitária inicia hoje (22) o calendário do Curso Nacional de Promotor de Polícia Comunitária 2010. A primeira capacitação do ano acontece nesta semana, de 22 a 26 de março, em Campo Grande. O curso, promovido pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) do Ministério da Justiça (MJ), em parceria com a secretaria estadual de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) será realizado no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças da Polícia Militar (Cfap), localizado no bairro Ana Maria do Couto.

O curso nacional é composto de programação teórica e prática. Ao todo, são 40h/a com grade curricular ampla que contempla as seguintes disciplinas: Direitos Humanos; Mediação de Conflitos; Polícia Comunitária e Sociedade; Mobilização Social e Estruturação do Conselho Comunitário de Segurança (CCS); Gestão pela Qualidade na Segurança Pública e Relações Interpessoais, e trocas de experiências de policiamento comunitário.

O público da capacitação são integrantes da Segurança Pública e representantes da sociedade civil, sobretudo lideranças comunitárias. A intenção é promover integração entre a comunidade e os órgãos estaduais, na busca de soluções preventivas para a criminalidade nas comunidades.

Conforme o calendário anual da coordenadoria, em todo Estado no decorrer de 2010 serão formadas dez turmas de promotores, com 50 participantes cada. Serão sete turmas no interior e três em Campo Grande. O próximo município a receber a capacitação será Três Lagoas, de 5 a 9 de abril.