A Polícia Civil de Jateí identificou o vendedor da arma de fogo tipo revólver, calibre 32, da marca Taurus, com numeração de série raspada, que foi apreendida em poder de Everaldo Santos no dia 25 de julho de 2010, como sendo Marcio de Oliveira Costa, 25 anos, morador do município de Jateí (MS).
 
Na ocasião da prisão em flagrante de Everaldo Santos, este afirmou ter adquirido a arma de pessoa também trabalhadora do corte de cana. 
 
Informações obtidas pelos policiais deram conta que Marcio de Oliveira Costa vendeu a arma para Everaldo Santos, sem munição, e posteriormente, entregou uma carga de munição por intermédio do adolescente C.E.R.P. (13 anos).
 
Novamente interrogado, Everaldo Santos confirmou ter adquirido a arma de Marcio de Oliveira, procedendo inclusive seu reconhecimento fotográfico.
 
O adolescente C.E.R.P., igualmente, foi identificado e confirmou haver entregue para o comprador da arma, Everaldo Santos, as munições, a pedido do vendedor Marcio de Oliveira.
 
Marcio de Oliveira Costa foi interrogado e confessou a prática dos fatos, sendo formalmente indiciado.
 
A investigação foi concluída e o inquérito policial encaminhado ao Poder Judiciário, estando o autuado Everaldo Santos sujeito a pena de reclusão de 03 a 06 anos, enquanto o vendedor Marcio de Oliveira Costa está sujeito a pena de 04 a 08 anos de reclusão, além do crime de corrupção de menor.