Operação da PF desmantelou quadrilha que fraudava licitações; dinheiro era repartido entre o prefeito, vereadores e secretários

O TJ-MS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) soltou mais quatro detidos na , operação da que pôs 28 pessoas na cadeia no início deste mês por suposta participação num esquema de corrupção que afetava a prefeitura de Dourados. Agora, restam apenas sete na prisão, entre eles o prefeito da cidade, Ari Artuzi, do PDT, a mulher dele e o presidente da Câmara dos Vereadores do município, Sidlei Alves, do DEM. A investida policial pôs no rol dos suspeitos as principais autoridades da região.

Nesta terça-feira foram favorecidos com liminares que permitem os acusados de responderem os processos em liberdade, definidas pelo desembargador Manoel Mendes Carli, o ex-secretário de Obras Dilson Cândido de Sá, a ex-chefe das Finanças do município, Ignez Medeiros, o procurador jurídico da prefeitura, Alziro Moreno e a mulher dele Tatiane Morena, ex-secretária de Administração.

Permanecem na prisão o prefeito Ari Artuzi, em Campo Grande; já em prisões de Dourados cumprem mandados de prisões preventivas a primeira-dama Maria Artuzi, Carlinhos Cantos (vice-prefeito), Sidlei Alves (presidente da Câmara), Cláudio Marcel Hall, Marcelão (vereador licenciado e secretário de Serviços Urbanos), Humberto Teixeira (vereador), Edvaldo Moreira (vereador).

Além dos quatro que foram soltos hoje, já haviam conquistado liberdade provisória seis dos nove vereadores presos na operação: Aurélio Bonatto, José Cimatti, Zezinho da Farmácia, Júlio Artuzi, Marcelo Barros e Paulo Bambu que estava licenciado. Os vereadores aparecem em imagens recebendo dinheiro que seria de propina.

Também já estão respondendo a processo em liberdade Helton Farias (Gestor de Compras da Prefeitura), João Kruger (controlador-geral), José Roberto Barcelos Junior (ex-chefe de licitação), Marco Aurélio de Camargo Areias (superintendente do Hospital Evangélico), Thiago Vinícius Ribeiro (departamento de licitações), alem de Paulo Ferreira do Nascimento, Sidnei Lemes Erédia, Antonio Araújo, Geraldo de Assis, Carlos Gilberto Recalde e José Antonio Soares.

A cidade é comandada hoje pelo presidente do fórum da cidade, Eduardo Machado Rocha. A Câmara elegeu como presidente a vereadora Délia Razuk, do PMDB, única das 12 que não foi indiciada pela PF por envolvimento no esquema que fraudava entre outras coisas as licitações públicas. A parlamentar pode virar prefeita da cidade daqui uns dias.