Pular para o conteúdo
Opinião

 Lembrando Dr. Adhemar

Aristóteles Drummond
Admin -
Aristóteles Drummond - Jornalista e Grande Benemérito da Associação Comercial do RJ

Lendo sobre os 80 anos do Hospital das Clínicas, este gigante da saúde pública de São Paulo, um lado lamentável foi a omissão do nome de seu criador, Adhemar de Barros, homem público oriundo da Medicina. Formado no Rio, na Nacional de Medicina, pós-graduado na Alemanha e com residência médica na França.

O presidente JK, ao convidar o PSP de Adhemar para formar na maioria parlamentar de apoio a seu governo, ofereceu o Ministério da Saúde explicando que gostaria de ter feito em Minas a metade do que ele fizera por São Paulo. E Adhemar deu duas indicações do que havia de melhor no Brasil, Mário Pinotti e Maurício de Medeiros.

A contribuição de Adhemar não ficou no hospital de referência, mas em dezenas de obras pelo interior paulista, com ênfase no atendimento infantil. Foram dezenas de hospitais e centros de estudos como os institutos Adolfo Lutz e Emilio Ribas e o grande sanatório de Campos do Jordão, que ele tornou a estação climática e polo turístico que é hoje.  Além das primeiras autoestradas do Brasil, a Via Anchieta e a Via Anhanguera e depois, no último mandato, a Castelo Branco. Em sua gestão o Banco do Estado construiu a sede no edifício mais alto do Brasil e a VASP foi fundada. Aviador, Adhemar construiu dezenas de aeroportos por São Paulo. Não é pouca coisa para ser esquecida. Criou a moderna agricultura paulista.

Talvez fosse o momento de os paulistas resgatarem a obra e a trajetória deste político que governou o estado por três ocasiões e uma a capital. Empresário, foi defensor da livre empresa e do liberalismo econômico, candidato duas vezes a Presidência da República, foi fundamental em 64 para a vitória do movimento que afastou eminente perigo de uma tomada do poder pelas esquerdas ligadas a Fidel Castro. Fundou empresas de referência como a Chocolates LACTA e a Rede Bandeirantes de rádio, hoje com televisão e dirigida pelos netos e jornais como O DIA, em São Paulo e no Rio de Janeiro.

Cabe lembrar que reuniu em seus governos nomes notáveis como Miguel Reale, Amador Aguiar, Olavo Fontoura, Ciccillo Matarazzo, Charles de Souza Dantas Forbes, Ataliba Nogueira, Goffredo Silva Telles, Figueiredo Ferraz e Laudo Natel, seu vice e sucessor. Em viagens a Europa era recebido pelos grandes governantes da época, como o General Francisco Franco, na Espanha e Antônio Salazar, em Portugal. Falava fluentemente inglês, francês, alemão e espanhol.

Foi um estadista na visão e na ação. Muito católico morreu em Lourdes, na França em viagem de motivação religiosa. A primeira grande basílica de Aparecida contou com seu generoso apoio;

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Ministro da Previdência só agiu 10 meses após ser alertado sobre fraudes

Cassilândia registra o maior volume de chuva do país em um dia, com 76,2 mm

Gerente de loja é detido após desvio de R$ 100 mil em MS

celular explode fora da tomada 2

VÍDEO: Fora da tomada, celular explode na cama com jovem dormindo em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

Por dez dias, MPMS escapa de processo no Conselhão por inércia no caso JBS

congestionamento na BR-060

PRF orienta retorno e rotas alternativas para evitar congestionamento na BR-060 em Sidrolândia

voluntario linchado por alimentar gatos de rua

Vizinhas lincham voluntário que alimenta animais de rua: ‘melhor remédio é veneno’

Tesouro dos EUA anuncia sanções a navios que abastecem Houthis com derivados de petróleo

Últimas Notícias

Trânsito

Protesto por reforma agrária na BR-060 completa 10 horas de interdição da rodovia

A fila de veículos ocupa o trecho conhecido como "Capão Seco" desde as 4h da manhã

Brasil

Ataque de abelhas deixa pessoas feridas e dois cavalos mortos em evento no RS

Ataques aconteceram durante um evento particular no último domingo, 27

Mundo

Houthis prometem continuar ataques no Mar Vermelho e Arábico após bombardeios dos EUA no Iêmen

Comunicado foi feito nas redes sociais pelo líder do grupo

Cotidiano

Chuvas atrasam maturação em MS, mas China sinaliza boa notícia para produtores de soja

Ministério da Agricultura da China afirmou a possibilidade de substituir as importações de grãos dos EUA por outras origens no mercado internacional