Pular para o conteúdo
Opinião

Vice pede credibilidade e coerencia

Aristóteles Drummond
Conteúdo de Marca -
Aristóteles Drummond
Aristóteles Drummond

Nas democracias republicanas criadas à imagem e semelhança da dos Estados Unidos, existe com relevância nas alianças político-partidárias as figuras do vice-presidente, vice-governador e, na mesma linha, a de suplente de senador.

Na nossa América Latina, no pós-guerra, começou-se a esboçar a prática lamentável do nepotismo, que já era  normal na virada do século. O primeiro caso explícito foi quando o General Juan Domingos Peron fez da mulher, Isabelita,que nem era argentina, sua vice.

No , tem sido comum os senadores terem filhos ou cônjuges, até pai ou mãe, como suplentes, sem a menor reação da sociedade, que por vezes parece tão atenta à ética. 

Na história republicana, os vices sempre tiveram um forte significado partidário ou geopolítico e vices representando partidos, ou regiões do país  por exemplo. E muitos assumiram, como Floriano Peixoto, Delfim Moreira, Nilo Peçanha, Café Filho, Jango Goulart, José Sarney – este então pelo mandato inteiro- Itamar Franco e Michel Temer. Por particularidades do momento que o país vivia, no combate ao terrorismo, Pedro Aleixo, importante político mineiro, não assumiu quando do impedimento e morte do presidente Costa e Silva.

Os presidentes militares Castelo Branco, Costa e Silva e homenagearam a classe política tendo como vices mineiros da importância e representatividade  de José Maria Alkmin, Pedro Aleixo e Aureliano Chaves. As circunstâncias do momento fizeram vices o Almirante Augusto Rademaker- com  inquestionável liderança na Marinha do Brasil- e o General Adalberto.

Muitos vices assumiram com sucesso em estados, como Osanan Coelho e Hélio Garcia, em Minas, Laudo Natel, em , e agora Cláudio Castro, no Rio. E senadores suplentes de relevo, desde Mozart Lago, no Rio, no impedimento de Adhemar de Barros, em 51, a Pedro Piva, em São Paulo, com o titular Ministro de Estado no governo  FHC .  Alias , FHC chegou ao Senado como suplente de Franco Montoro. Mesmo sem assumirem, foram suplentes relevantes na vida nacional: Miguel Lins ,Vitorino Freire, no Maranhão, João Pedro Gouvêa Vieira de Vasconcelos Torres, no Rio; Jair Negrão de Lima de Itamar Franco, em Minas.

Agora muitos usam de políticos com passado e sem futuro para sinalização ideológica diferente, como os casos dos esquerdistas com e Freixo com César Maia, no Rio. não agrega votos e desmoraliza a chapa.

Esta eleição tem de ser bem observada nos detalhes. Este é um deles. Escolhas  pelo parentesco ou cupincharia, sem base na militância política. Afinal, estamos numa Republica.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

7075: A Revolução Brasileira no Mundo das Apostas Online

Eliminado do BBB 25, Maike se envergonha por excesso com Renata: ‘Desculpa’

Precisa de emprego? Funsat tem 1,9 mil vagas nesta sexta-feira

Idosa perde mais de R$ 34 mil para golpistas em empréstimos consignados

Notícias mais lidas agora

Empresa com R$ 44,6 milhões em contratos com o Detran-MS é multada por fraude em licitação

Riedel tarifas eua incentivo

Tarifaço de Trump representa “grandes oportunidades” para o agro, diz Riedel

VÍDEO: curto-circuito em máquina de lavar causa incêndio em apartamento no Nova Lima

Tempo firme em MS

Sol predomina em Mato Grosso do Sul nesta sexta-feira

Últimas Notícias

Brasil

Bolsonaro rejeita articulação de Motta e pede ‘anistia ampla, geral e irrestrita’

Declaração foi feita durante almoço organizado por grupo de advogados críticos da OAB

Polícia

Atiradores voltaram para dar ‘confere’ após atirar em homem em frente a conveniência no Aero Rancho

Homem foi atingido por um tiro na axila

Cotidiano

Matagal cobre o muro de escola na Vila Eliana: ‘virou ponto de usuários de drogas’

Prefeitura informou que a reclamação foi enviada para o setor responsável pela limpeza e manutenção da área

MidiaMAIS

Expogrande, oficinas de Páscoa e feiras culturais são opções de lazer neste fim de semana em Campo Grande

Confira os eventos realizado em Campo Grande neste fim de semana