Benedito não é um idiota. Analisa o político nacional com olhos de lince. Acha que a disputa para presidente da República está muito sonsa. Faltam candidatos que empolguem o eleitor. Eles estão brigando pelos seus espaços , esquecendo que o eleitor também faz parte do jogo. É a peça fundamental junto com a urna eletrônica. Quando uma discussão de acalora nos grupos de seu whatss , Benedito fica com cara de paisagem.

Não quer entrar no mérito por ninguém. Os políticos estão entrando por ele. Benedito ainda não se conformou com essa polarização em que entrou a disputa presidencial. Ainda acredita numa virada de jogo , assim como grande maioria dos eleitores brasileiros. Ele estimula todos os amigos e conhecidos para valorizarem o momento do voto. Prega uma consciente decisão de todos. Mais brasileiro , impossível. Benedito não se mistura na aglomeração por conta da Covid. Tomou três doses.

Fez o dever de casa. Só não está gostando da guerra imposta pela Rússia na Ucrânia. Defende a paz. Quando lhe perguntam sobre STF , desconversa. Prefere mudar de canal do que ouvir a mesma frequência todos os dias. Também vê o com ressalvas. Acha que os parlamentares deveriam cuidar mais do povo e pararem de entrarem em bola dividida. Faz suas orações antes de dormir religiosamente. Benedito é um brasileiro raiz.

Acorda todos os dias com o cantar dos pássaros. Vê o noticiário torcendo o nariz. Quando vai ao supermercado , entra em pane com os preços dos produtos . Está preferindo o fogão de lenha do que o de gás. O do pão francês já o deixou incrédulo na padaria. Benedito não entende o Brasil que alimenta o mundo e deixa muitos dos seus com a panela vazia. Vez ou outra faz sua benemerência para com o próximo. Não vê a hora do início dos debates eleitorais. Quer assistir todos mesmo sem empolgação dos concorrentes.

Benedito fica triste quando algum eleitor lhe diz que irá anular seu voto. Acreditar que a classe política ainda pode rever conceitos e abraçar todas causas dos brasileiros , faz de Benedito um otimista. Ele é um democrata . A visão de Benedito é a mesma do povo brasileiro. Benedito é uma ficção. O povo brasileiro , não.

Com isso , esperar um clique no intelecto de todos para que o Brasil esteja na frente do seu tempo. Esperança nas intenções de todos os candidatos ao Planalto. A democracia vive para isso. O seu oxigênio fará bem para todos. A liberdade está no DNA dos estadistas. Com ela , o respirar de um Brasil para os brasileiros.

Autor: Joao Carlos Silva , articulista e consultor