Pular para o conteúdo
Opinião

Regulamentação do Futebol

O Rio de Janeiro se confunde com a história e o sucesso do futebol brasileiro. Nasceu em Bangu, trazido pelos ingleses da Fábrica de Tecidos, no início do século passado, e de lá para cá fez do Brasil o país do futebol. No Rio também, os clubes importantes foram os reveladores dos craques, até os … Continued
Arquivo -
Aristóteles Drummond
Aristóteles Drummond

O se confunde com a história e o sucesso do futebol brasileiro. Nasceu em Bangu, trazido pelos ingleses da Fábrica de Tecidos, no início do século passado, e de lá para cá fez do Brasil o país do futebol. No Rio também, os clubes importantes foram os reveladores dos craques, até os anos 1960, quando se consolidaram no grupo de grandes os paulistas, mineiros, gaúchos e pernambucanos, principalmente. Mas o Rio é o do Maracanã – Estádio Mário Filho, sede da CBF –, aeroporto de destino dos campeões mundiais.

Como do destino ninguém foge, nem as instituições, o projeto de modernização do futebol, optativo, que é a regulamentação e segurança jurídica da opção pelo clube-empresa, deve se tornar realidade pelas mãos de um carioca, o senador Carlos Portinho.

Advogado especializado no esporte, advogou para clubes e jogadores, foi vice-presidente jurídico do e escolhido pelo senador Rodrigo Pacheco, autor do projeto em tramitação no Senado e na boca para ser pautado, para dar a forma final, com base em seu conhecimento e grande poder de diálogo, convencimento e espírito público. Ao que tudo indica, a proposta de Carlos Portinho vai deixar a escolha a critério de cada clube, apenas ao regulamentar e definir tratamento legal e fiscal adequado.

Não se pode tapar o sol com a peneira, como querem alguns, inclusive palpiteiros sobre o assunto no Congresso. No Brasil, os clubes têm um longo histórico de dívidas de toda natureza, especialmente fiscais, muitas vezes trabalhistas, e os projetos aprovados até aqui e alguns em tramitação, no fundo, visam mais um refinanciamento destas dívidas. A visão do senador fluminense tem por base aproveitar o que há de positivo na experiência internacional, evitando os erros cometidos nos EUA como na Europa. Pelo interesse que desperta, não cabe mais ao futebol ser trampolim para aspirações políticas do que se convencionou chamar aqui de “cartolas”.

O entendimento do presidente do Senado, que chamou a seu projeto o colega expert no assunto, é exemplar.

 Aliás, o Estado do Rio também já tem o melhor exemplo de um clube administrado com modernidade e eficiência, contas em dia: o Boavista, de Saquarema, que está no Campeonato Estadual e tem figurado bem em outros certames. Recentemente, esteve no Dubai, com sucesso. Foi fundado pelo carismático e saudoso José Luca Magalhães Lins e seu irmão João Paulo, cuja discrição não consegue esconder o talento, a liderança e a admiração que fazem por merecer de todos pela gestão do clube e do legado do irmão.

Neste jogo, o gol é do senador Carlos Portinho !!!

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
bebê licença

Aumento da licença-paternidade será tema no Congresso após recesso

temperaturas

‘Combo climático’ começa a influenciar tempo em MS neste domingo e deve trazer chuvas

frigorífico

Funcionários de frigorífico na fronteira passam mal após possível vazamento de amônia

volei

Brasil vira sobre o Japão e alcança final da Liga das Nações de vôlei

Notícias mais lidas agora

Maracaju diz que indústria chinesa ‘abandonou’ crédito de R$ 1,4 milhão em ISSQN

Morre militar reformado atropelado em ciclovia na Avenida Duque de Caxias

‘Fruta do momento’: sítio na Capital produz morango há mais de 2 anos em cultivo orgânico

f1

F1: Norris faz pole no GP da Bélgica e Bortoleto larga em 10º

Últimas Notícias

Esportes

Palmeiras bate Grêmio com gol relâmpago, vence 3ª seguida no Brasileirão e cola no Cruzeiro

Grêmio reagiu em alguns momentos da partida, mas nunca à altura do time palmeirense

Trânsito

Colisão entre caminhonete e carreta deixa motorista em estado grave na BR-163

Um terceiro motorista teria tentado ultrapassar em faixa contínua e causado o acidente

Cotidiano

Fiscalização não encontra vestígio de vazamento de amônia em frigorífico

Nove funcionários teriam passado mal após suposto vazamentos

Esportes

Fortaleza vence Red Bull Bragantino e dá passo importante na luta contra o rebaixamento

Vitória representou uma reabilitação fundamental para o Fortaleza