Pular para o conteúdo
Opinião

Irresponsabilidade na veia

Aqueles que deveriam ser os homens mais responsáveis do país, com responsabilidades ainda maiores diante desta pandemia que a todos afeta, na ameaça à saúde, à economia, ao emprego, à paz social, vivem em outro mundo que não o real. Como todos são funcionários públicos, ou donos de mandatos nos legislativos, não percebem a dimensão […]
Arquivo -
Irresponsabilidade na veia

Aqueles que deveriam ser os homens mais responsáveis do país, com responsabilidades ainda maiores diante desta pandemia que a todos afeta, na ameaça à saúde, à economia, ao emprego, à paz social, vivem em outro mundo que não o real.

Como todos são funcionários públicos, ou donos de mandatos nos legislativos, não percebem a dimensão das dificuldades crescentes que o vive, de norte a sul, de leste a oeste, dos menos favorecidos aos mais ricos. Exceto, claro, os marajás da área pública, como é o caso do Judiciário.

A sociedade, perplexa e desorientada, nem sempre bem-informada e de bom senso, se deixa levar por pensamentos e ações radicais, frequentemente transmitindo sentimentos menores, como ódios, preconceitos, prejulgamentos. Querem acabar de qualquer maneira com a cordialidade que marcou a formação de nosso povo, na igualdade racial, religiosa. A desigualdade na economia é grande, tanto quanto à responsabilidade do povo que vota equivocado e dos eleitos, que nunca promoveram a prioridade na educação e formação profissional, único meio de vencer os baixos salários, que são decorrência do despreparo e da baixa produtividade entre nós. Mas os ativistas acham que o dinheiro cai do céu ou que o empresariado tem ainda como piorar para sustentar essa máquina pesada, cara, injusta e ineficiente.

Neste momento, a pauta nacional deveria se ater à luta pelas vacinas, que andam escassas, e à votação das reformas, para que tenhamos um mínimo de chance de nos recuperar do baque econômico, gerador de uma dívida que vai travar o investimento púbico por muitos anos. Mas sobrevivem as resistências à atração do capital externo e da poupança interna. A  inoportuna troca de comenado na foi o desastre da semana nos mercados.

A mídia, em geral – inclusive a digital, que permite acesso ao noticiário –, fez da sociedade mais informada e com maior percepção do drama que vivemos. Percebe-se a revolta contra o desvio de conduta de todos.

Uma leitura rápida dos jornais mostra que a pauta nacional está voltada para as bobagens que um desqualificado parlamentar andou falando para um público insignificante, como se fosse questão do mais alto interesse nacional. A segunda preocupação é com o novo auxílio emergencial, que tem nobre inspiração, mas que vai agravar o endividamento público, ameaçar a estabilidade e que poderia ser algo em menos tempo, uma vez que, em se querendo, as vacinas viriam, incluindo o setor privado, fundamental para a imunização que pode deter o vírus. No mais, este martelar monótono de críticas a um governo que, gostem ou não dele, está trabalhando bem e com poucos recursos. O caso do leite condensado é emblemático, pois as quantidades são as mesmas há anos e justificadas, mas foi tema de destaque há algumas semanas.

O povo está atento. Mas sofre. Perigo para a não são as palavras dos bobocas, como o infeliz deputado, mas sim essa exibição de insensibilidade e irresponsabilidade dos que travam os avanços na luta pelo crescimento e pela imunização. E criam crises.

Vamos pressionar!

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Mais de 64% das declarações de imposto de renda previstas já foram entregues em MS

ministro ccr br 163

‘Obras paradas desde 2017’, ressalta ministro do Transporte sobre concessão da BR-163

Homem que estuprou enteada de 9 anos é preso no interior de MS

Mulher bate em carro estacionado e senta na calçada para tomar ‘cervejinha’ em MS

Notícias mais lidas agora

Ministério investiga caso de gripe aviária em Mato Grosso do Sul

ccr km perigoso

Motiva vence leilão, reduz duplicações e CCR segue com concessão bilionária da BR-163 em MS

Alvo de operação da PF por desvios na merenda durante gestão Reinaldo é citado em fraude milionária no RJ

Comunidade Indígena Limão Verde inicia na sexta-feira projeto de agrofloresta

Últimas Notícias

Mundo

União Europeia inicia investigação sobre importações de pneus da China

Indústrias europeias prestaram queixa alegando estar sendo prejudicadas por preço "injusto" de produtos importados da China

Brasil

Governo vai congelar R$ 31,3 bi do Orçamento e elevar IOF, diz Renan Filho

O contingenciamento e o bloqueio de verbas fazem parte do primeiro Relatório Bimestral de Receitas e Despesas apresentadas neste ano

Transparência

ANTT promete fiscalizar obras da CCR na BR-163 a cada trimestre após histórico de atrasos

CCR entregou apenas 150 km de duplicações em concessão que dura mais de uma década

Polícia

Gerente de academia famosa de Campo Grande suspeita de assédio contra professor é demitida

Professor denunciou assédio moral, homofobia e retaliações por parte de superiores e pede indenização de R$ 400 mil