Profecias Bíblicas cumpridas
Wilson Aquino

Uma das crenças unânimes entre as igrejas Cristãs é de que o fim dos tempos, quando se dará também a Segunda Vinda de Jesus Cristo, Filho de Deus, está bem próximo. Desta vez, não mais de maneira discreta e humilde, mas com muito poder e grande glória, ao som de trombetas ecoando por todo céu e a presença de anjos (Mt.24:30-31), para separar o joio do trigo dentre a humanidade.

Alguns dos sinais que prenunciariam a segunda vinda já ocorreram, ou estão ocorrendo hoje. Outros se cumprirão no futuro.

Muitos sinais são realmente terríveis. Os profetas advertiram que a Terra passará por grandes tumultos, iniquidades, guerras e sofrimentos. O profeta Daniel disse que a época antes da segunda vinda será de grande dificuldade como o mundo jamais conheceu (ver Daniel 12:1).

O Senhor disse que o amor dos homens esfriaria, e a iniquidade abundará, pois, as coisas estarão confusas e o temor virá sobre todos os povos. E de acordo com a Escritura de Matheus (24:6-7), esperar terremotos, doenças, fome, grandes tempestades, raios e trovões, como aliás, já estamos vendo. Jesus disse aos discípulos que “as guerras e rumores de guerras; (…) se levantará nação contra nação e reino contra reino”. Essas guerras continuarão até uma grande e última guerra, a mais destruidora que o mundo já conheceu. No meio dessa guerra, o aparecerá.

Muitos desses sinais estão sendo cumpridos. A iniquidade está em toda parte. As nações estão constantemente em guerra. Terremotos e outras calamidades ocorrem frequentemente. Muitas pessoas sofrem com tempestades devastadoras, secas, fome e doenças. Com certeza essas calamidades aumentarão em intensidade antes que o Senhor venha.

Todavia, nem todos os acontecimentos que precedem a segunda vinda são terríveis. Muitos deles trazem alegria ao mundo.

A Restauração do Evangelho é uma dessas boas novas. Os profetas antigos predisseram essa restauração. O apóstolo João viu que o Evangelho seria restaurado por um anjo: “E vi outro anjo voar pelo meio do céu, e tinha o Evangelho eterno, para proclamá-lo aos que habitam sobre a Terra, e a toda nação, e tribo, e língua, e povo” (ver Apocalipse 14:6-7).

Em cumprimento a essa profecia, A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (com sede em todo o mundo, inclusive em e várias cidades de Mato Grosso do Sul) o anjo Morôni e outros visitantes celestiais trouxeram o Evangelho de Jesus Cristo a Joseph Smith (fundador da igreja) em 1823, dando origem ao Livro de Mórmon, um livro selado e escrito por profetas antigos, de 600 a.C a 421 d.C.

Nos tempos do Velho Testamento, os profetas Isaias e Ezequiel anteviram o aparecimento desse livro (ver Isaias 29: 4-18 e Ezequiel 37:16-20). O Livro de Mórmon foi apenas traduzido por Joseph Smith e está sendo levado ao mundo inteiro, desde 26 de março de 1830, quando foram impressos os primeiros 5.000 exemplares.

Um outro sinal da vinda de Jesus é que “Este Evangelho do reino será pregado em todo o mundo, um testemunho a todos as nações” (Matheus 24:14). Todas as pessoas ouvirão a plenitude do Evangelho em sua própria língua.

O profeta Malaquias (último livro do Velho Testamento) predisse que antes de Cristo vir pela segunda vez, o profeta Elias visitaria a Terra. Ele restauraria entre os homens os poderes do selamento, para que as famílias pudessem ficar unidas, e também inspiraria as pessoas a se preocuparem com seus antepassados e descendentes (Malaquias 4:5-6).

Enquanto muitos povos e igrejas aguardam essa vinda do profeta Elias – em alguns países famílias colocam na mesa de refeição um prato a mais, simbolizando essa chegada a qualquer momento – A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias afirma que O PROFETA ELIAS JÁ VEIO, precisamente em abril de 1836. Ele teria aparecido a Joseph Smith durante a dedicação do Templo (da igreja) de Kirthand, Estado de Ohio.

A vinda do Profeta Elias, “antes que venha o grande e terrível dia do Senhor (Mal. 4:5) se deu diante de Joseph Smith e Oliver Cowdery. Elias, o profeta, conferiu-lhes as chaves do selamento e batismo pelos mortos nos templos do Senhor. “E ele converterá o coração dos pais aos filhos, e o coração dos filhos a seus pais; para que eu não venha e fira a terra com maldição” (Mal. 4:6).

E foi por essa autoridade conferida que a igreja passou a fundar templos (diferentes das capelas) em todo o mundo, para selar filhos aos pais; pais aos filhos; batismo pelos mortos e selamento de casais para a eternidade.

Por conta desse trabalho também foi que a igreja passou a criar o que hoje é o maior banco de dados genealógicos do mundo para as famílias realizarem pesquisas sobre seus antepassados, formando genealogia para fazer as devidas ordenanças espirituais, de acordo com os mandamentos e ensinamentos do Senhor.

Esses arquivos são abertos gratuitamente à comunidade em todo o mundo (https://www.familysearch.org/pt/). Para mantê-lo e atualizá-lo, A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias mantém convênios com governos, cartórios, e outros organismos, para obtenção de cópias de registros de nascimento, casamento, óbito, batismo, censos, inventários, registros de terras e mais. Tudo para facilitar às pessoas para que realizem com sucesso sua genealogia.

Independentemente dos sinais da segunda vinda de Cristo, o mais importante ao homem é hoje, agora, fazer reflexão sobre como tem levado a vida, se de maneira honesta e honrada, louvando e enaltecendo o nome de Deus e respeitando Seus ensinamentos e mandamentos, como o de amar o próximo como a ti mesmo. Se não estiver agindo assim, sempre é tempo de mudar.

Agindo dessa maneira, o homem não terá com que se preocupar, pois amando a Deus e respeitando seu próximo, terá sucesso para desfrutar de alegria e felicidade plena ao lado de seus familiares e amigos, nesta vida e na eternidade.


*Jornalista e Professor