Pular para o conteúdo
Opinião

Covid-19: número de infectados passa dos 800 mil e Banco Mundial alerta para aumento da pobreza

Com o aumento do contágio de coronavírus em grandes países, como os Estados Unidos, o número de infectados pelo novo Covid-19 ultrapassou a barreira dos 800 mil em todo o planeta, nesta terça-feira (31).  Do total, 39,7 mil estão mortas. As informações são do site WorldoMeter, que usa fontes oficiais dos governos para atualizar os […]
Arquivo -

Com o aumento do contágio de em grandes países, como os Estados Unidos, o número de infectados pelo novo Covid-19 ultrapassou a barreira dos 800 mil em todo o planeta, nesta terça-feira (31).  Do total, 39,7 mil estão mortas. As informações são do site WorldoMeter, que usa fontes oficiais dos governos para atualizar os números.

Ontem, o Banco Mundial alertou que a pandemia está longe de acabar na e que o continente pode ver 11 milhões de seus habitantes serem arrastados para a pobreza, à medida que os impactos econômicos representados pelo coronavírus podem levar o continente à recessão.

A instituição financeira com sede em Washington, nos Estados Unidos, ponderou, no entanto, que o impacto financeiro “parece inevitável em todos os países” e que o risco de instabilidade é alto, principalmente em países com altas dívidas privadas. “Várias economias devem contrair em 2020, o que levará a um aumento da pobreza”, diz o comunicado.

O Banco Mundial ainda alerta que, para lidar com a crise, “os países precisam agir rápido e decisivamente na contenção da contaminação, enquanto expandem a capacidade de tratamento, testes e rastreio dos infectados”. O comunicado acrescenta que “medidas fiscais devem fornecer proteção social como colchão contra os impactos, especialmente entre os economicamente mais vulneráveis”.

As recomendações para proteger a economia dos impactos do Covid-19 divergem do discurso do presidente brasileiro, Jair Bolsonaro (sem partido), que se engajou numa campanha anti-quarentena de que “o Brasil não pode parar”. Bolsonaro defendeu que as escolas devem voltar a funcionar e que a população economicamente ativa tem de retomar o trabalho, contrariando recomendações de órgãos de saúde nacionais e internacionais.

A insistência de Bolsonaro em não colaborar com a campanha pelo isolamento levou a especulações de que o cargo do ministro Luiz Henrique Mandetta (DEM-MS) estava a perigo. Ontem, lideranças da esquerda assinaram um manifesto pedindo a renúncia do presidente, por atentar contra a saúde pública. O documento foi repercutido por grandes jornais internacionais, como o britânico The Guardian; o argentino, Clarín; e o alemão Deutsche Welle. 

A do ainda ordenou a suspensão da campanha anti-quarentena de Bolsonaro, que visava usar recursos públicos para estimular a população a sair de suas casas. No último domingo, Bolsonaro passeou nas ruas de , causando aglomerações por onde passava, numa clara afronta às recomendações do ministro Mandetta.

 

 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Caso Nicolly: novas partes do corpo da adolescente esquartejada são encontradas às margens de lagoa

Polícia paraguaia prende suspeito de tráfico acusado de triplo homicídio na fronteira com MS

Taxistas bloqueiam carros de terceirizada da Aena em protesto por vaga exclusiva no aeroporto

‘Eu vou te matar’: casal é preso após furtar farmácia e ameaçar trabalhador que tentou conter fuga

Notícias mais lidas agora

Facção mandou matar jovem em Campo Grande porque perdeu revólver, aponta investigação

legendarios arcebispo

Católicos reagem a aviso sobre Legendários: confira 4 pontos de conflito com Igreja

relatoria tereza nelsinho

Senadores de MS partem para os EUA e ganham destaque na briga contra tarifaço de Trump

9096bets: aposte com segurança em uma plataforma líder em 2025

Últimas Notícias

Esportes

Brasil empata com a Colômbia e avança na liderança da Copa América Feminina

Agora, a equipe comandada por Arthur Elias enfrentará o Uruguai, segundo colocado do Grupo A

Polícia

Veterano da PM morre após crise em via pública de Campo Grande

Após parada cardiorrespiratória, a vítima não resistiu mesmo diante de quase uma hora de tentativas de reanimação

Polícia

Cansada do ‘som alto’, mulher chama polícia para vizinho mesmo sob ameaça

Caso aconteceu no Aero Rancho, em Campo Grande. O autor já havia a ameaçado caso ela procurasse a polícia

Polícia

Mulher é presa com quase meia tonelada de maconha na MS–156 rumo a SP

Prejuízo estimado ao crime organizado foi de R$ 950 mil, segundo a corporação.