Pular para o conteúdo
Brasil

Imprensa internacional repercute aliança da esquerda pela queda de Bolsonaro

Opositores políticos do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) assinaram um manifesto nessa segunda-feira (31) pedindo a renúncia do presidente por sua campanha contra o isolamento de brasileiros economicamente ativos, em meio à pandemia de coronavírus. A notícia virou destaque no site do jornal britânico The Guardian e também foi repercutida pelo Clarín, da Argentina, e […]
Arquivo -

Opositores políticos do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) assinaram um manifesto nessa segunda-feira (31) pedindo a renúncia do presidente por sua campanha contra o isolamento de brasileiros economicamente ativos, em meio à pandemia de coronavírus. A notícia virou destaque no site do jornal britânico The Guardian e também foi repercutida pelo Clarín, da Argentina, e pelo Deutsche Welle, da Alemanha.

Ex-candidatos à presidência que disputaram as eleições de 2018 com Bolsonaro, como Fernando Haddad (PT), Guilherme Boulos () e Ciro Gomes (PDT) justificaram o pedido de renúncia afirmando que Bolsonaro atenta contra a saúde pública quando pede a suspensão da e minimiza os impactos de saúde que o novo coronavírus pode causar.

Em pronunciamento transmitido na semana passada, o presidente pediu a reabertura de escolas e do comércio e defendeu o isolamento apenas de idosos, contrariando recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do próprio ministério da Saúde. Antes disso, Bolsonaro ainda estimulou manifestações nas ruas enquanto se suspeitava que ele tinha contraído o covid-19, dias depois de voltar de uma viagem aos Estados Unidos. Vários membros de sua comitiva testaram positivo para coronavírus na ocasião.

“[Bolsonaro] comete crimes, frauda informações, mente e incentiva o caos, aproveitando-se do desespero da população mais vulnerável. Precisamos de união e entendimento para enfrentar a pandemia, não de um presidente que contraria as autoridades de Saúde Pública e submete a vida de todos aos seus interesses políticos autoritários. Basta!”, diz o documento, que é assinado por nomes de diversos partidos e espectros da oposição. O único governador ativo a assinar a lista foi Flávio Dino (PCdoB), do Maranhão.

O Guardian repercutiu o manifesto na home de seu portal de notícias, afirmando que Bolsonaro enfureceu grandes parcelas da população brasileira ao minimizar os perigos da nova pandemia. O jornal lembra que Bolsonaro contrariou as recomendações do Ministério da Saúde ao passear no comércio de no último domingo (29), formando aglomerações por onde passava. Além disso, o Guardian vem repercutindo panelaços contra Bolsonaro nas principais capitais do país.

Já o alemão Deutsche Welle (DW), em uma matéria intitulada “Bolsonaro e Corona: um fantasma assombra o Brasil” lembra que o presidente foi censurado no Facebook e no por ter disseminado desinformação sobre o coronavírus e estimulado práticas não condizentes com as recomendações de saúde. O DW acrescenta que, de todos os mandatários do planeta, apenas Bolsonaro e o venezuelano Nicolás Maduro – que compartilhou uma suposta receita caseira contra o covid-19 – foram censurados pelas redes sociais.

Já o Clarín, da Argentina, lembrou que, além da aliança de esquerda, o governador de , João Dória (PSDB), embarcou numa campanha para que se ignorasse a retórica do presidente Bolsonaro e para que a população seguisse à risca as recomendações das autoridades de saúde, ficando em casa.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
Moradia popular casas

Está em busca de casa própria? Agehab promove 3º Feirão MS Moradia a partir desta quinta

Estagiária da Justiça de Naviraí é alvo de ação após vazamento de informações sobre operação contra o PCC

projeto

Vereadores aprovam programa ‘Banco Vermelho’ em Campo Grande

Trump parabeniza trabalho de Milei na Argentina, e Bessent reforça apoio nas eleições

Notícias mais lidas agora

Após denúncia no Conselho Nacional, MPMS suspende locação milionária de 750 iPhones

‘Iria mexer com a rotina da cidade’: professor da Maria Constança revela sonho para o vôlei após Supercopa

consórcio guaicurus

Consórcio Guaicurus ameaça suspender vale-transporte se Justiça não anular multas

Local onde Kelvy foi assassinado no Monte Castelo (Foto: Reprodução)

Réu é condenado a 6 anos e 8 meses de prisão por homicídio em Campo Grande em 2021

Últimas Notícias

Polícia

Preso por roubo de motos já foi condenado por homicídio e comparsa tem 70 passagens

Dupla era investigada desde julho e efetuaram 34 furtos de motos no período

Cotidiano

Consórcio Guaicurus ameaça suspender vale-transporte se Justiça não anular multas

Empresários do ônibus tentam se livrar de R$ 28 mil em multas aplicadas pela Agetran

Polícia

Homem percorre Jardim Tarumã em ‘surto’ e é encontrado morto pela vizinhança

Vítima foi encontrada sem vida na tarde desta terça-feira (14), em Campo Grande

MidiaMAIS

‘Já curou câncer e diabetes’, afirma Varão do Bolo sobre doces de pote vendidos em Campo Grande

Enquanto vende bolos de pote, Gabriel Henrique aproveita para pregar a palavra de Deus aos clientes