Competência e carisma
Aristóteles Drummond, articulista e escritor, discorre sua livre opinião, a respeito de fatos e acontecimentos do Brasil e mundo.
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Alguém poderia imaginar qual teria sido o resultado da II Guerra Mundial não tivessem os ingleses a inspiração de colocar no comando do país um homem da estatura de Winston Churchill? Mesmo cometendo equívocos graves, foi ele quem representou a melhor cabeça, com visão e obsessão. Até na Inglaterra bombardeada não faltou quem defendesse uma rendição ou acordo, com o calor dos ataques da poderosa aviação alemã.
O pós-guerra, hoje existe um consenso, teria sido melhor não fosse a irresponsabilidade do eleitor inglês, que derrotou o comandante de sua vitória, que a todos custou sangue, suor e lágrimas.
Existe uma clara falta de lideranças nos principais países ocidentais, deixando um vazio que vem sendo ocupado por forças com objetivos não identificados, mas claramente distantes da prosperidade pelo trabalho e da ordem pública.
O caso de manifestações contra o racismo é emblemático. Onde existe movimento racista? Organização que pregue qualquer tipo de racismo ou preconceito? Existem, sim, pessoas racistas e preconceituosas, que são controladas, na maioria dos países, por uma legislação que pune este tipo de comportamento anormal. No mais, neste mundo em que a violência inquieta as famílias, parece não fazer sentido políticas de inibir a ação policial. As famílias afro-descendentes são as maiores vitimas da violência.
A existência de maior incidência de prisões e conflitos não depende das polícias, e sim das estatísticas. No caso dos americanos de origem africana, a alegação de racismo policial não tem sentido, pois é grande o contingente de policiais negros. Como, aliás, ocorre em outros países como o Brasil, em que as polícias militares são majoritariamente compostas por brasileiros não brancos. Uma constatação visível nas ruas. Preconceito é social e não racial. E deve ser combatido é claro.
Só mesmo um líder para enfrentar a incoerência dos que protestam contra a violência, na evidente proteção de infratores, assim como as medidas de cunho econômico que levam à inflação, à desigualdade e ao desemprego. O pretenso racismo tem servido de pretexto para negar valores, levar abaderna as ruas em todo o mundo.
Não é só o Brasil que precisa de reformas para sair do buraco agravado com a pandemia. A vantagem será dos que saírem na frente para a atração de investimentos. O Brasil tem todas as condições, o governo tem o projeto de licitações suficiente para garantir a retomada, mas precisa das reformas, de vencer a burocracia, o ambiente de hostilidade ao capital, de preconceito com o lucro, com a proteção ao infrator. A Colômbia é o país que mais cresce no nosso continente e fez reformas e executou uma firme política de segurança pública.
Não existe segredos para vencer. Existe muita má-fé, demagogia e veneno ideológico para manter o povo nos limites do desespero.
Nas decisivas eleição americana de novembro, líder tem nome: Donald Trump
Notícias mais lidas agora
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
Últimas Notícias
Engavetamento com seis veículos deixa trânsito lento na Avenida Afonso Pena
Dentre os envolvidos estão uma BMW X4, uma Chrysler Caravan, um VW Polo e dois VW Gol
TCE-MS pede suspensão de licitação milionária para compra de uniformes escolares de Itaquiraí
Tribunal apontou irregularidades no processo licitatório
Chuva de meteoros poderá ser vista em Mato Grosso do Sul nesta sexta-feira
A chuva de meteoros Geminídeas terá seu pico na sexta-feira (13)
MS é alvo de operação que prende 28 integrantes de ‘grupo de extermínio’ que filmava execuções
As cidades de Campo Grande e Cassilândia foram alvos da 3ª fase da Operação Pax nesta quarta-feira (11)
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.