Pular para o conteúdo
Mundo

Votação da ultradireita é alerta final à Alemanha, diz líder conservador

Merz é líder da CDU, partido mais votado, com 28,5% dos votos
Agência Estado -
alemanha
Friedrich Merz (Reprodução, X)

O líder conservador Friedrich Merz, provável chanceler da , disse nesta segunda, 24, que o crescimento da extrema direita na eleição de domingo deveria ser encarado como um alerta para os partidos tradicionais de que é urgente resolver os problemas que alimentam a popularidade dos radicais. “É o último aviso ao centro democrático da Alemanha para que cheguem a soluções comuns”, afirmou.

Merz é líder da União Democrata-Cristã (CDU), partido mais votado, com 28,5% dos votos e 208 deputados, de um Parlamento com 630 cadeiras. Sem maioria, ele deve buscar um parceiro de coalizão – ou mais de um. Os extremistas da Alternativa para Alemanha (AfD), liderados por Alice Weidel, ficaram em segundo lugar, com 20,8% dos votos – o dobro da eleição passada – e elegeram 152 parlamentares.

Isolamento

No entanto, a AfD sofre um isolamento preventivo por parte de todos os outros partidos alemães, que acusam os extremistas de adotar slogans e ideias do nazismo. Por isso, a primeira legenda da lista de parceiros de Merz deve ser o Partido Social-Democrata (SPD), do atual chanceler, Olaf Scholz, que saiu das urnas em terceiro lugar, com 16.4% dos votos e 120 deputados eleitos.

Juntos, CDU e SPD teriam 328 deputados – uma maioria curta. Se for preciso, Merz pode acrescentar mais um partido à coalizão, provavelmente os Verdes, que ficaram em quarto lugar, com 11,6% dos votos e 85 parlamentares.

Enquanto não inicia as negociações, Merz dá pistas das prioridades do futuro governo. Uma delas será a . Segundo ele, os europeus precisam agir rapidamente para aumentar sua capacidade de defesa diante de um presidente dos EUA cada vez mais hostil. “Embora busquemos um bom relacionamento com os americanos, também estamos prontos para o pior cenário possível”, disse. “Após as declarações das últimas semanas, está claro que nós, europeus, precisamos aumentar nossa capacidade de agir rapidamente.”

Prestes a liderar a maior economia da Europa, o ex-banqueiro de 69 anos defendeu ainda que o bloco lute por sua autonomia, sugerindo que ele pode até encontrar um substituto para a Otan. “Minha prioridade absoluta será fortalecer a Europa o mais rápido possível para que, passo a passo, possamos alcançar a independência com relação aos EUA.”

Reação

Ao comentar o resultado da eleição, Trump não mencionou Merz pelo nome, mas felicitou os vencedores, reivindicando o crédito para si mesmo. “Assim como nos EUA, o povo da Alemanha se cansou da agenda sem o mínimo de bom senso, especialmente em relação à energia e à “, escreveu o presidente na sua rede social, sugerindo que a guinada do país à direita fazia parte de uma mudança que os alemães compartilhavam com os americanos. (COM AGÊNCIAS INTERNACIONAIS)

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais

Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇

É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

‘Verdadeiro centro de arrecadação de propinas’, diz MP sobre policiais que extorquiam funkeiros

Já apostou? Mega-Sena sorteia R$ 3,5 milhões neste sábado

Confronto com a PM acaba com morto a tiros em Campo Grande: ‘se entrar vão tomar’

Mega-Sena sorteia prêmio estimado em R$ 3,5 milhões neste sábado

Notícias mais lidas agora

Acordo da JBS com MPMS pode enterrar ação contra mau cheiro em Campo Grande

Uso estratégico de drones avança no agronegócio, audiovisual e nas forças de segurança de MS

Onça capturada após morte de caseiro não deve voltar para a natureza

Quem são os outros papas sepultados na mesma Basílica escolhida por Francisco?

Últimas Notícias

Política

‘Pacote’ de contratações quer melhorar o fornecimento de água nas aldeias indígenas de MS

Comunidades indígenas de Dourados, Paranhos, Nioaque e Iguatemi estão na lista para receber melhorias no abastecimento de água

Famosos

Bia Miranda atualiza quadro de saúde da filha recém-nascida que está na UTI

Bia Miranda revelou qual é a situação de Maysha, sua filha recém-nascida que precisou ser internada na UTI da maternidade

Política

Lei que garante pontos de apoio para motoentregadores tinha endereços preestabelecidos

Pontos serão definidos pela prefeitura e pelas empresas que mantêm os aplicativos conforme a demanda

Mundo

Luigi Mangione se declara inocente de acusações pela morte de CEO da UnitedHealthcare

Promotores Federais planejam pedir pena de morte de Luigi Mangione