Pular para o conteúdo
Mundo

Suprema Corte dos EUA autoriza Trump a revogar proteção temporária de migrantes

Juíza que atendeu ao pedido de Trump alegou que os demais magistrados da Corte falharam nas análises
Evelyn Mendes -
Presidente dos EUA, Donald Trump. (Arquivo, Midiamax)

A Suprema Corte dos Estados Unidos autorizou nesta sexta-feira, 30, o presidente norte-americano, Donald Trump, a revogar temporariamente o status legal de milhares de imigrantes venezuelanos, cubanos, nicaraguenses e haitianos. Eles se beneficiaram do programa do Joe Biden, conhecido domo CHNV, lançado entre 2022 e 2023. Durante a vigência do programa, cerca de 532 mil imigrantes desses quatro países, entraram de forma legal nos EUA.

A Suprema Corte, de maioria conservadora, atendeu a um pedido de urgência do governo Trump, ao revogar a suspensão. Desta forma, a medida entrará em vigor enquanto o caso ainda estiver sendo analisado por um tribunal de apelação.

A decisão não foi fundamentada, como costuma ocorrer em decisões de urgência, mas a juíza progressista Ketanji Brown Jackson manifestou sua oposição e acusou outros magistrados de “falharem em sua análise” sobre a necessidade de manter suspensão.

Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram

Ela alertou para as “consequências devastadoras” de permitir que o governo desestabilize a vida e os meios de subsistência de quase meio milhão de estrangeiros que ainda têm processos em andamento. A juíza Sonia Sotomayor apoiou a avaliação de Brown Jackson.

Em março, a secretária de Segurança Interna, Kristi Noem, encerrou um programa especial criado pelo ex-presidente Joe Biden, que permiti a cidadão venezuelanos, cubanos, nicaraguenses e haitianos, residir legalmente nos EUA por dois anos, devido à situação dos em seus países de origem.

Mas a juíza federal Indira Talwani, do Tribunal Distrital Federal de Boston, suspendeu a decisão do governo americano em 14 de abril. Ela considerou que os casos dos imigrantes beneficiados pelo programa humanitário não poderiam ser tratados de forma coletiva.

Em sua avaliação, a tentativa de revogação do status legal representava uma interpretação equivocada da lei de por parte da administração Trump. Ao aplicar procedimentos de deportação acelerada, é utilizado tratamento normalmente usado para entradas ilegais, a imigrantes protegidos por programas humanitários.

Invasão

Em 19 de maio, a Suprema Corte também autorizou o governo revogar temporariamente o Status de Proteção Temporária (TPS), que impedia a deportação de cerca de 350 mil venezuelanos.

Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram

A secretária Kristi Noem anulou a uma extensão de 18 meses do TPS, aprovada por seu antecessor democrata Alejandro Mayorkas, que deveria entrar em vigor de abril. A justificativa foi o caráter “autoritário” do regime de Nicolás Maduro.

Trump fez da luta contra a imigração irregular uma prioridade absoluta, e, com frequência, faz referência uma “invasão” de criminosos estrangeiros, promovendo de deportação.

No entanto, seu plano de expulsões em massa tem sido frequentemente barrado por decisões judiciais, inclusive da própria Suprema Corte, com base no direito dos imigrantes de apresentarem defesa legal.

O governo Trump costuma acusar os juízes que opõem às suas medidas de “desrespeitar as prerrogativas do Executivo”

*Informações UOL e AFP

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Cena de estupro em set leva dublê a processar Kevin Costner

Santos lança camisa icônica que resgata era de ouro com Neymar

Rede do bem: amigos se reúnem para ajudar Netto a recomeçar do zero após incêndio

Justiça ouvirá em 2026 namorado de jovem morta em acidente no Jardim Aeroporto

Notícias mais lidas agora

MP rebate JBS e diz que constatou fedor em todas as vistorias no frigorífico: ‘cheiro intenso’

Polícia vai investigar demolição clandestina de imóvel histórico em Campo Grande

orla do aeroproto

‘Muro de metal’ esconderá observação do pôr do sol na Orla do Aeroporto de Campo Grande?

Fórum em MS demonstra tom da agenda econômica e ambiental após a COP-30 no Brasil

Últimas Notícias

Esportes

Volta por cima e título inédito: PSG é o novo dono do futebol europeu

Franceses goleiam Inter de Milão e levam sonhado título da Champions

Cotidiano

2ª Caminhada Todos por Elas reúne dezenas de mulheres no Parque das Nações Indígenas

O evento aposta na conscientização e educação para frear a violência contra a mulher

Cotidiano

Loja do Shopping Campo Grande suspende atividades para consertar vazamento

Vazamento foi registrado por clientes na tarde deste sábado (31)

Le Blog Maria Antonia

Trança meio presa é tendência e Michelle Oliveira mostra o porquê

O penteado meio preso com trança é a escolha perfeita para quem busca um visual romântico, delicado e, ao mesmo tempo, cheio de personalidade. Ele combina a leveza dos fios soltos com a elegância da trança, criando um efeito sofisticado e atemporal — ideal para ocasiões especiais ou para dar um toque encantador ao dia … Continued