Russos prestam homenagem a Navalny e lotam túmulo de flores

O cemitério de Borisovskoye, em Moscou, amanheceu movimentado neste domingo (16). Isso porque russos foram até túmulo de Navalny para prestar homenagens e deixar flores.
Com medo de identificação, algumas pessoas usaram máscaras. As pessoas estariam com medo de serem repreendidas pelas autoridades locais.
Conforme a Rádio França Internacional, o esquema de segurança seria discreto e a movimentação seria vigiada por policiais à paisana no local.
Além da população em geral, diplomatas ocidentais foram até o local. Entre eles, representantes das embaixadas dos Estados Unidos, França, Espanha, Noruega e da União Europeia.
A movimentação e homenagens resultou em verdadeira cobertura de flores no túmulo de Navalny. Ele foi opositor anticorrupção e inimigo do presidente russo, Vladimir Putin.
Falecido aos 47 anos, Navalny morreu em uma prisão na Sibéria. Conforme a Rádio, ele tinha pena de 19 anos por liderar uma organização classificada como ‘extremista’ pelo regime russo.
Além disso, não há informações sobre as circunstâncias da morte do homem, que ocorreu em 16 de fevereiro de 2024. Vale lembrar que Navalny acabou preso em Moscou em janeiro de 2021.
Ele retornava da Alemanha, após ser hospitalizado por envenenamento na Sibéria. Na época, ele disse que o envenenamento foi causado por Kremlin. Porém, este negou qualquer envolvimento no caso.