O comandante da Força Aérea da Alemanha reuniu seus principais oficiais para uma reunião secreta no mês passado. Durante o encontro, discutiu-se uma possível entrega dos mísseis teleguiados mais poderosos do seu país à Ucrânia.

Segundo autoridades alemãs, as armas de longo alcance tem poder de fogo para destruir a ponte Kerch – que liga o território continental da Rússia à península da Crimeia.

O que eles não sabiam era que espiões russos gravaram a conversa, que revelou detalhes confidenciais sobre o envolvimento ocidental na Ucrânia. Uma fita de áudio de 38 minutos da discussão foi divulgada na noite de ontem pela emissora estatal russa RT.

Altos funcionários alemães confirmaram a autenticidade da gravação ao The Wall Street Journal.

A reunião centrou-se na forma como a Alemanha poderia organizar a entrega e operação de mísseis de cruzeiro de longo alcance Taurus. O líder alemão Olaf Scholz recusou-se a enviar o Taurus, apesar dos apelos de Kiev e da pressão dentro do seu próprio governo.

Na gravação também estavam autoridades dizendo que o Reino Unido, a França e os EUA mantêm tropas na Ucrânia. Ainda segundo o material coletado pelos espiões, o objetivo é ajudar a operação de sistemas de armas ocidentais, algo que esses países negaram.