A onda de violência no Equador parece estar longe de terminar. Neste domingo (24), a prefeita mais jovem do país, Brigitte Garcia, de 27, anos foi encontrada morta com vários tiros. E, ainda, um conselheiro da prefeitura de San Vicente também foi localizado assassinado. Os corpos das vítimas estavam em um carro, na província de Manabi.

A Polícia Nacional Equatoriana disse estar investigando as mortes da prefeita de San Vicente e do Conselheiro, Jairo Loor. A jovem prefeita pertencia ao partido Revolução Cidadã, do ex-presidente Rafael Correa. Lideranças política lamentaram os assassinatos e criticaram novamente a segurança pública do Equador.

Em agosto de 2023, o candidato a presidente, Fernando Villavicencio, também foi assassinado. Ele realizava críticas sobre a corrupção e o crime organizado no país e foi morto há apenas duas semanas antes das eleições.

Em janeiro deste ano, após a ação que repercutiu em todo o mundo, quando criminosos armados invadiram uma estação de TV, ao vivo, e fez jornalistas como reféns, o presidente Daniel Noboa declarou estado de emergência. Porém, diante da continuidade dos casos violentos no Equador, o estado de emergência foi prorrogado no início deste mês de março.

As autoridades equatorianas atribuem a escalada da violência à disputa pelo tráfico de drogas.

Com informações da Reuters e CNN Brasil.