O presidente da Rússia, Vladimir Putin, divulgou nesta sexta-feira (14) que pode realizar um ‘cessar fogo’ e entraria em negociações de paz, caso o oponente, a Ucrânia, abandonasse as ambições que tem na Otan.

Foi a primeira vez que este ‘caminho para a paz’ foi divulgado por Putin, mas para isso, também exigiu que fossem retiradas as forças militares de quatro regiões ucranianas, que são reivindicadas por Moscou. De acordo com as informações da CNN, Putin afirmou que a Rússia estaria pronta para garantir a retirada segura da Ucrânia.

Lembrando que o presidente russo fez os comentários na véspera de uma cúpula na Suíça, onde mais de 90 países e organizações devem discutir um possível caminho para a paz na Ucrânia. No entanto, a Rússia não foi convidada para o encontro e disse que ‘a reunião é uma perda de tempo’.

Atualmente, a Rússia controla quase um quinto do território ucraniano e o conflito já está no ‘terceiro ano’. Por outro lado, a Ucrânia diz que a paz só pode ser baseada na retirada total das forças russas e na restauração de todo o seu território.