A organização do Miss Universo está refutando uma série de relatos que considera “falsos e enganosos” sobre a participação da Arábia Saudita em seu concurso de 2024. Essas notícias, se verdadeiras, teriam marcado a estreia do país do .

Em 24 de março, a modelo saudita Rumy al-Qahtani compartilhou em suas que estava “honrada” por competir no concurso Miss Universo. Ela observou que sua aparente marcava a primeira vez para seu país de origem. A postagem apresentava imagens dela usando um vestido de noite com lantejoulas, uma tiara glamorosa e uma faixa bordada com “Miss Universo Arábia Saudita”.

Segundo a CNN, a organização afirmou que “nenhum processo de seleção foi conduzido na Arábia Saudita, e tais alegações são falsas e enganosas.” Atualmente, a Arábia Saudita ainda não está entre os países totalmente confirmados como participantes este ano.

No entanto, estão passando por um rigoroso processo de seleção para qualificar um potencial candidato para receber a franquia e ser designado diretor nacional. A Arábia Saudita só poderá se juntar ao prestigiado concurso após a finalização e confirmação por parte do comitê de aprovação.

Um porta-voz do Miss Universo comentou: “Não sabemos o motivo pelo qual a senhora Rumy al-Qahtani anunciou sua candidatura, mas se ela deseja participar do concurso da Arábia Saudita, ela terá que passar pelo mesmo processo de seleção que qualquer outro candidato.”

O concurso Miss Universo de 2024 contará com a representação de mais de 100 outros países e será realizado no México em setembro. Este ano também marcará o primeiro Miss Universo sem limite de idade superior definido para suas concorrentes – nos anos anteriores, as competidoras deveriam ter entre 18 e 28 anos.