Pular para o conteúdo
Mundo

Irã afirma ter apreendido navio petroleiro na costa de Omã

O Irã confirmou nesta quinta-feira, 11, que suas forças navais tomaram posse de um navio petroleiro no Golfo de Omã, horas após o relato de que a 14embarcação foi abordada por homens armados e uniformizados. A agência estatal de notícias Irna informou brevemente que a marinha iraniana assumiu o controle do navio, sem identificá-lo, afirmando … Continued
Gabriel Maymone -
(Reprodução)

O confirmou nesta quinta-feira, 11, que suas forças navais tomaram posse de um navio petroleiro no Golfo de Omã, horas após o relato de que a 14embarcação foi abordada por homens armados e uniformizados.

A agência estatal de notícias Irna informou brevemente que a marinha iraniana assumiu o controle do navio, sem identificá-lo, afirmando que a ação foi em cumprimento a uma ordem judicial. As suspeitas recaíram imediatamente sobre o Irã, pois o navio, anteriormente conhecido como Suez Rajan, esteve envolvido em uma disputa que durou um ano, durante a qual o Departamento de Justiça dos Estados Unidos confiscou 1 milhão de barris de petróleo iraniano que transportava.

A captura ocorreu também após semanas de ataques dos rebeldes houthis do Iêmen, apoiados pelo Irã, à navegação no Mar Vermelho, incluindo sua maior ofensiva com e mísseis na terça-feira, 9, à noite. Isso aumentou o risco de possíveis ações de retaliação pelas forças lideradas pelos Estados Unidos que patrulham a via navegável crucial, especialmente depois que o Conselho de Segurança da ONU votou na quarta-feira, 10, condenando os houthis, enquanto autoridades de Washington e alertam sobre as possíveis consequências de suas ações.

A agência de Operações de Comércio Marítimo (UKMTO), que emite alertas para navegação no Oriente Médio, afirmou que o incidente começou nas águas entre Omã e Irã, uma área frequentada por navios que entram e saem do Estreito de Ormuz, por onde passa um quinto do petróleo mundial.

O grupo, administrado pelo exército britânico, explicou que recebeu um relato do chefe de segurança do navio, que ouviu “vozes desconhecidas por telefone” junto com a do capitão. As tentativas de entrar em contato com o navio foram malsucedidas, e os homens que abordaram o navio vestiam “uniformes militares pretos e máscaras negras”, acrescentou a UKMTO.

De acordo com a empresa de inteligência privada Ambrey, “entre quatro e cinco pessoas” abordaram o navio, identificado como o petroleiro St. Nikolas. Os homens cobriram as câmeras de segurança ao subirem a bordo, acrescentou.

(Agência Estado)

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

VÍDEO: Casa fica destruída após incêndio no Colibri em Campo Grande

Decisão de Fux é a mais centrada, diz Mochi sobre divergência no STF

Oposição vai à Câmara, mas Hugo Motta proíbe reunião durante recesso

Ator de Duro de Matar, Bruce Willis não consegue mais falar, ler ou andar; entenda

Notícias mais lidas agora

Bebê

Laudo aponta que bebê morreu asfixiada ao ser estuprada pelo pai em MS

icone da mpb ms ao vivo parque das nações palco

Vai lotar? Próxima atração do MS ao Vivo promete agradar amantes da MPB

Fux diverge de Moraes e vota contra medidas cautelares a Bolsonaro

Global Citizen 2025 será em Nova York com Hugh Jackman como anfitrião

Últimas Notícias

Famosos

A celebridade a qual Leo Dias se arrepende amargamente de ter dado fama

Jornalista confessou arrependimento sobre destaque que deu para mulher que hoje é muito famosa

Polícia

Homem morre durante cirurgia de hemorroida em hospital de Campo Grande

Paciente começou a passar mal quando foi anestesiado

Famosos

Com pai no presídio federal de Campo Grande, Oruam tem prisão preventiva decretada

Oruam é filho de Marcinho VP, um dos chefes históricos do Comando Vermelho

Cotidiano

Paciente aguarda vaga em hospital de Campo Grande após sofrer complicações de extração do siso

Jovem de 27 anos, morador de Maracaju, está há 48 horas com dificuldade de respiração, enquanto segue na UPA Moreninhas