Avião com ex-presidentes latino-americanos é impedido de entrar na Venezuela

Ex-presidentes iriam acompanhar a eleição presidencial, que acontece neste domingo (28)

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
avião
(Freepik)

Nesta sexta-feira (26), o presidente do Panamá, José Raul Mulino, afirmou que um avião com ex-presidentes latino-americanos foram impedidos de entrar na Venezuela. Eles tentavam entrar no país para participarem como observadores da eleição presidencial, que acontece neste domingo (28).

De acordo com informações da agência Reuters, a Venezuela emitiu um decreto de fechamento de fronteiras, via aérea e terrestre, a partir de meia-noite da sexta-feira (26). O governo afirmou que a medida visa manter a segurança e proteger a eleição presidencial. Nicolás Maduro, atual presidente da Venezuela busca a reeleição para o terceiro mandato.

Entre os passageiros do avião estavam a ex-presidente do Panamá, Mireya Moscoso, e o ex-presidente do México, Vicente Fox. “A aeronave não teve permissão para decolar no Tocumen, enquanto eles permanecessem a bordo”, afirmou Mulino, na plataforma X.

O Ministério da Informação da Venezuela e a Copa Airlines não se pronunciaram sobre o assunto. Contudo, o chanceler panamenho, Javier Martínez-Acha, afirmou na plataforma X que o Ministério das Relações Exteriores do Panamá convocou a representante diplomática da Venezuela no país.

Em uma postagem separada, Martinez-Acha disse que “o ministro dos transportes venezuelano nos assegura que, a partir de agora, não haverá impedimentos para os voos da Copa, em ambas as direções”.

Conteúdos relacionados