Uma cidade italiana próxima a esteve em alerta no último sábado (11), depois que um leão conseguiu escapar de um e circulou pelas ruas da cidade, fazendo com que moradores se escondessem em casa com medo do animal. O animal foi capturado horas depois.

Alessandro Grando, prefeito de Ladispoli, uma localidade de 40 mil habitantes situada cerca de 50 km a oeste da capital italiana, difundiu o alerta nas redes sociais e pediu à população que permanecesse em casa até que o animal fosse capturado.

“Um leão fugiu do circo”, escreveu o prefeito, indicando que o felino foi visto em um curso d'água próximo do lugar de onde escapou. “Pedimos que sejam muito cautelosos e evitem qualquer deslocamento até segundo aviso”, acrescentou.

Vídeos postados mais tarde por veículos da imprensa italiana, aparentemente filmados por residentes locais de dentro de suas casas ou carros mostravam um leão adulto caminhando por ruas escuras e desertas.

Em uma postagem no por volta das 22h30 (18h30 no horário de Brasília), mais de cinco horas após sua primeira mensagem de alerta, o prefeito disse que o leão tinha sido “sedado e capturado”. O animal estava em um riacho da região. “Agora está nas mãos do pessoal do circo”, escreveu, agradecendo aos serviços de emergência e voluntários que ajudaram durante “essas horas de grande preocupação”.

A presença do animal na cidade provocou um debate sobre a presença de um circo com animais deste tipo. O prefeito respondeu aos que o criticaram que não contratou a atração, mas que eles chegaram de forma autônoma à região. Ele enfatizou que espera que o episódio sirva de exemplo para conscientização e pôr fim à exploração de animais em circos.

Com informações de agências internacionais e Agência Estado