Ucrânia prende mulher acusada de planejar assassinato de Zelenski
O serviço secreto da Ucrânia prendeu nesta segunda-feira, 7, uma mulher acusada de planejar o assassinato do presidente Volodimir Zelenski e de atuar como informante para os russos. Segundo o órgão, ela foi presa em flagrante, enquanto tentava se comunicar com agentes da inteligência russa. Em nota, o serviço secreto, conhecido pela sigla SBU, afirmou […]
Agência Estado –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O serviço secreto da Ucrânia prendeu nesta segunda-feira, 7, uma mulher acusada de planejar o assassinato do presidente Volodimir Zelenski e de atuar como informante para os russos. Segundo o órgão, ela foi presa em flagrante, enquanto tentava se comunicar com agentes da inteligência russa.
Em nota, o serviço secreto, conhecido pela sigla SBU, afirmou que as suspeitas de que a mulher planejava o assassinato de Zelenski têm relação com seu comportamento pouco antes de uma visita do líder à região de Mikholaiv, no sul, no mês passado. Ela teria tentado prever o itinerário do presidente, listando os lugares da cidade por horário.
O SBU declarou em nota que prendeu uma “informante dos serviços secretos russos que conseguia informações sobre a visita prevista do presidente na região de Mykolaiv”, perto da linha de frente, com planos de um “ataque aéreo em larga escala”.
A mulher trabalhava em uma base militar e “tentou descobrir horários e locais incluídos no roteiro provisório do chefe de Estado na região”, indicou a mesma fonte. O SBU divulgou uma foto desfocada da mulher, além de mensagens telefônicas e notas manuscritas sobre atividades militares.
Zelenski destacou nesta segunda-feira no Telegram que o SBU o informou desta tentativa de ataque e que “luta contra os traidores” da Ucrânia.
Visita
O presidente visitou a região de Mykolaiv em junho, após a destruição da represa de Kajovka, que provocou enchentes em amplas áreas do sul da Ucrânia após bombardeios. No comunicado, o SBU afirma que tomou “medidas adicionais de segurança” para a visita de Zelenski, mas que não prendeu a mulher imediatamente “para obter novas informações sobre seus ‘padrinhos’ russos e as tarefas que lhe incumbiam”.
Segundo o SBU, ela tentou obter informações sobre a localização de sistemas eletrônicos de guerra e armazéns de munição ucranianos. A mulher foi presa em flagrante, quando estaria tentando passar a informação aos serviços secretos russos e pode ser condenada a 12 anos de prisão, informou o órgão.
Notícias mais lidas agora
- Alerta de afogamentos continua: 10 já morreram em MS nas primeiras duas semanas de 2025
- Entre feriados e pontos facultativos, 21 datas marcam calendário comemorativo de Campo Grande em 2025
- Moradora de Bataguassu é a primeira vítima de Covid-19 no Estado em 2025
- Família de homem com deficiência mental morto por americano em MS pede R$ 3,2 milhões de indenização
Últimas Notícias
VÍDEO: Trio usa carro para arrombar loja de eletrônicos na fronteira
Danificam a porta principal do comércio
Produção de motocicletas cresceu 11,1% em 2024, aponta Abraciclo
O volume representa melhor desempenho para o segmento em 14 anos
Idoso tem dedo mutilado ao ser atacado por mulher com enxada na Vila Anahy
Caso aconteceu na Vila Anahy por volta das 18h desta terça
Produção da safra brasileira caiu 7,2% em 2024, estima IBGE
O resultado esperado de 2024 fica 22,7 milhões de toneladas abaixo da colheita de 2023
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.