A comissão de relações exteriores do parlamento da deu nesta terça (26), consentimento à candidatura da Suécia para aderir à Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte), aproximando o país nórdico da adesão à aliança militar ocidental.

O protocolo de adesão da Suécia terá agora de ser aprovado na assembleia-geral do parlamento turco para a última fase do processo legislativo na Turquia, mas ainda não há data para a votação.

Membro da Otan, a Turquia atrasou a adesão da Suécia por mais de um ano, acusando o país de ser muito tolerante para com grupos que Ancara considera ameaça à sua segurança, incluindo militantes curdos.

O Secretário-Geral da Otan, Jens Stoltenberg, saudou o avanço, dizendo que conta com a Turquia e a Hungria “para completarem agora as suas ratificações o mais rápido possível”.

A Hungria também paralisa a candidatura da Suécia, alegando que os políticos suecos contam “mentiras descaradas” sobre a condição da na Hungria, e o país ainda não anunciou quando poderá ocorrer a ratificação sueca.