Terremoto no Marrocos: Embaixada do Brasil diz que não há brasileiros entre os mortos
As informações oficiais dão conta que 1.037 pessoas morreram e mais de 1.200 ficaram feridas
Agência Estado –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A Embaixada do Brasil em Rabat, a capital do Marrocos afirmou neste sábado, 9, que não há registro de brasileiros entre as vítimas do forte terremoto que deixou mais de 1.000 mortos no país.
“A Embaixada do Brasil em Rabat acompanha com atenção os desdobramentos do terremoto”, diz a nota que expressa solidariedade ao povo marroquino. “Não há, até o momento, notícia de brasileiros mortos ou feridos”, continua o texto.
O texto, no entanto, não deixa claro se há algum registro de brasileiros entre os desaparecidos. O Estadão entrou em contato com a Embaixada e, até o momento, não teve retorno.
O tremor de magnitude 6,8 que atingiu o país na noite de sexta-feira, 8, já é considerado o pior na história recente do país, segundo as medições do centro de sismologia americano. As informações oficiais dão conta que 1.037 pessoas morreram e mais de 1.200 ficaram feridas.
O número de vítimas tende a aumentar à medida em que as buscas avançam, principalmente nas áreas montanhosas de difícil acesso, que foram particularmente atingidas pelo tremor.
Leia abaixo a nota da Embaixada Brasileira em Rabat na íntegra:
“A Embaixada do Brasil em Rabat acompanha com atenção os desdobramentos do terremoto ocorrido na noite de 08/09/2023, na província de Al Haouz, no sul do Marrocos.
Neste momento de grande pesar pelas perdas humanas e materiais decorrentes do abalo sísmico, a Embaixada do Brasil em Rabat expressa sua solidariedade ao Governo e ao povo marroquino.
Não há, até o momento, notícia de brasileiros mortos ou feridos.
A Embaixada do Brasil em Rabat trabalha em regime de plantão, e pode ser contatada pelo telefone +212 661 16 81 81 (inclusive WhatsApp)”
‘Monumentos viraram ruínas’, diz vice-governadora do Ceará
A vice-governadora do Ceará, Jade Romero (MDB), estava em Marrakesh participando, junto com uma comitiva do Estado, da 10ª Conferência Internacional de Geoparques, promovida pela Unesco, quando foi surpreendida pelo terremoto que atingiu o País nesta sexta-feira, 8. Em um vídeo publicado nas redes sociais, ela diz ter presenciado ‘centenas de famílias, desabrigados nas ruas, monumentos que viraram ruínas’. Mas diz que todos da delegação estão bem.
A conferência começou no dia 5 e iria até o dia 13, mas foi cancelada. Várias delegações brasileiras estavam participando do evento, que reunia cerca de 190 países. Geoparques, segundo definição da Unesco, “são áreas geográficas unificadas, onde sítios e paisagens de relevância geológica internacional são administrados com base em um conceito holístico de proteção, educação e desenvolvimento sustentável”.
O terremoto atingiu a região de Marrakesh, no norte do Marrocos, deixando pelo menos 820 mortos e centenas de feridos, de acordo com um balanço preliminar divulgado pelo governo do país. Número de vítimas deve aumentar ainda mais à medida que buscas continuam e equipes de resgate chegam a áreas remotas.
Autoridades locais afirmam que a maior parte das vítimas está nas regiões de montanhas, de difícil acesso, onde há relatos de famílias inteiras presas sob os escombros.
Notícias mais lidas agora
- VÍDEO: Rua do Colúmbia ‘ganha’ cachoeira após enxurrada e moradores ficam revoltados
- Dentista faz rinoplastia, provoca necrose em cliente e acaba procurada pela polícia em Campo Grande
- Chuva chega forte e alaga ruas da região norte de Campo Grande
- Há 13 anos, casa no bairro Santo Antônio é decorada por Elizabeth com enfeites únicos de Natal
Últimas Notícias
Macron escolhe François Bayrou, de centro, como novo primeiro-ministro da França
Decisão ocorreu nesta sexta-feira (13)
Câmara aprova proposta de castração química de pedófilos condenados
Texto agora irá seguir para análise do Senado
Ex-vocalista do Titãs, Paulo Miklos é internado na UTI em São Paulo
Paulo Miklos está na Unidade de Terapia Intensiva desde a última quarta-feira (11); saiba detalhes do quadro de saúde do cantor
MPMS divulga gabarito definitivo das provas objetivas do concurso para promotor de justiça
O concurso ofertou dez vagas para promotor de justiça substituto, com remuneração de R$ 32 mil
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.