Pular para o conteúdo
Mundo

Suprema Corte dos EUA rejeita tese de Trump que teria mudado eleição

A decisão contradiz a tese defendida por aliados do ex-presidente Donald Trump, que poderia facilitar a reversão do resultado das eleições.
Agência Estado -
Trump teria compartilhado plano do Pentágono (Gage Skidmore/Creative Commons)
Reeleito presidente dos EUA, Donald Trump (Gage Skidmore, Creative Commons)

A Suprema Corte dos EUA decidiu ontem que as legislaturas estaduais não têm poderes ilimitados para impor regras eleitorais e redesenhar indistintamente os mapas distritais. A decisão contradiz a tese defendida por aliados do ex-presidente Donald Trump, que poderia facilitar a reversão do resultado das eleições.

O parecer de ontem é importante porque os republicanos controlam a maioria dos Congressos estaduais, que são responsáveis por definir as regras eleitorais, incluindo em Estados-chave, que definem o vencedor da eleição presidencial no colégio eleitoral.

Na eleição de 2020, vencida pelo democrata Joe Biden, Trump tentou convencer alguns líderes de assembleias em Estados como Arizona, Pensilvânia e Geórgia a alterar as regras da apuração, não certificar o vencedor ou simplesmente mudar o resultado final.

MAIORIA

Ontem, a Suprema Corte decidiu que os legislativos estaduais não têm um cheque em branco e devem seguir a Constituição dos EUA e as decisões dos tribunais locais. “A Constituição não isenta as legislaturas estaduais das restrições ordinárias impostas pelas leis estaduais”, escreveu o juiz John Roberts Jr., no parecer da maioria.

Dos nove juízes da Suprema Corte, Trump indicou três, que se juntaram a outros três magistrados extremamente conservadores, que formavam uma supermaioria no tribunal. A sentença, portanto, foi surpreendente pelo placar: 6 a 3 contra a tese da independência das legislaturas estaduais.

O caso concreto dizia respeito a uma tentativa do Congresso da Carolina do Norte de alterar o desenho dos distritos eleitorais para favorecer candidatos do Partido Republicano. Especialistas disseram que o novo mapa, provavelmente, mudaria a composição do Estado no Congresso para uma delegação de 10 republicanos e 4 democratas – hoje a bancada é dividida com 7 deputados para cada lado.

SINAL VERMELHO

O redesenho foi rejeitado pela Suprema Corte do Estado. Os republicanos recorreram, usando a tese da autonomia das legislaturas estaduais – que a Suprema Corte dos EUA rejeitou. Se tivesse dado sinal verde para manter o mapa distrital da Carolina do Norte, a decisão abriria um precedente para que os Congressos estaduais interferissem de diferentes maneiras no resultado das eleições presidenciais. (Com agências internacionais)

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Após batida forte entre dois carros, Bombeiros ‘serram’ veículo para retirar vítima

Família procura por idoso que sofre da Doença de Alzheimer desaparecido neste sábado

Idoso perde R$ 1,2 mil ao cair em golpe de falso advogado com conta de WhatsApp clonada

Polícia Militar prende dupla em flagrante após furto de motocicleta e iPhone

Notícias mais lidas agora

Retomada há 2 anos, obra de radioterapia do HRMS avança a passos lentos e chega a 70%

‘Sempre foi minha maior inimiga’: o que comemorar quando você cresce com uma mãe narcisista?

onça atacou gato

Suposto ataque de onça em Aquidauana deixa moradores em alerta: ‘a vizinha jura que viu’

Corinthians joga mal e perde para o Mirassol em duelo com cavadinha errada de Memphis

Últimas Notícias

Esportes

Operário supera Creespom-DF e avança para a segunda fase do Brasileiro Feminino A3

Com um gol salvador de Aíssa nos acréscimos da primeira etapa, o Galo fez história e avançou para a segunda fase pela primeira vem sua história

Polícia

Confronto em Itaporã termina em morte após denúncia de violência doméstica

Na residência foram apreendidas três armas de fogo que seriam de posse do homem que acabou morto

Esportes

Flamengo mantém tabu e derruba Bahia no Maracanã com gol solitário de Arrascaeta

Flamengo reassumiu de forma provisória a liderança do Campeonato Brasileiro, mas pode ser ultrapassado pelo Palmeiras no domingo

Brasil

Corpo de arquiteto desaparecido após show da Lady Gaga é encontrado

Arquiteto Igor Sousa havia desaparecido na Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, foi encontrado próximo às Ilhas Cagarras na manhã deste sábado (10)